terça-feira, 26 de julho de 2005

O que faz a Agcom?


Texto: Aline Araújo – 4º semestre/Agcom
Foto: Artur Zingano Jr. – 3º semestre/Agcom
A Agência Modelo de Comunicação Integrada (Agcom), desde a sua abertura em 1999, contribui na formação de profissionais da área de Comunicação Social – Jornalismo e Publicidade e Propaganda – incentivando a prática da profissão.
A Agcom atualmente conta com 11 voluntários e oito bolsistas. Destes, na área de jornalismo, estão 14 estagiários. Sete trabalham no Rádio Unisul, um programa jornalístico, com matérias e gravações feitas pelos próprios alunos. A Agcom disponibiliza de um laboratório moderno e equipamentos que permitem aos alunos serem ouvidos na Rádio Tubá, de Tubarão, todos os sábados à tarde, na Rádio Araranguá – AM, de Araranguá, todos os domingos às 12 horas, e na Rádio Guarujá, de Orleans, todo domingo de manhã.
Na área de assessoria de imprensa, a Agcom possui seis estagiários e 1 diagramador, que prestam serviço para todos os cursos do campus da Unisul. Edita um jornal semestral para o curso de Direito, o Informe Direito, diagrama e oferece apoio ao jornal-laboratório Extra, faz um informativo para a Fundação Joana de Angelis e escreve matérias diárias para o webjornal-laboratório Mural.com e para o portal da Unisul. “Aqui nós temos uma noção do que é ser jornalista na prática, fazer entrevistas, fotojornalismo e redação, tudo isso para a complementação do que a gente aprende na sala de aula”, diz Artur Zingano Júnior, estagiário na agência há três semestres.
Já na área de Publicidade e Propaganda, a Agcom tem quatro estagiários, sendo um voluntário. Os alunos prestam assessoria para o curso de Comunicação e tem parcerias com entidades filantrópicas, como creches e escolas.
Hoje, há uma parceria com o curso de Engenharia Química da Unisul. Os alunos do oitavo semestre têm que desenvolver um projeto de uma empresa e seus produtos, e os estagiários da Agcom entram com a divulgação e planejamento de marketing destes produtos.
Uma parceria com o curso de Psicologia proporcionou à Agcom fazer um trabalho de banners e folders para o Rotary Club, com o tema Construindo a Cidadania na Adolescência. O material será apresentado no evento Rotary 100 Anos. “É gratificante ver o trabalho dos alunos receber reconhecimento”, diz Mário, professor responsável pela Agcom-PP.
Vários outros cursos procuram a agência para realizar trabalhos na área de comunicação visual e pesquisa de mercado. “Aprender a lidar com instrumentos de criação e a integração dos colegas são uma das coisas mais importantes para uma experiência na vida profissional”, diz Diego da Rosa, estagiário há dois semestres.

Nenhum comentário:

Postar um comentário