Professor do curso de Jornalismo da Unisul, campus Tubarão, escreveu um artigo em livro que debate o papel da universidade.
Thaís Ramos (5º semestre)
Foi lançado no dia 10 de novembro o livro Universidade: Democracia Ameaçada, uma obra composta por 14 artigos de autoria de jornalistas e professores vinculados a diversas universidades do Brasil e exterior. Organizado por Waldir Rampinelli, Valdir Alvim e Gilmar Rodrigues, tem como principal objetivo analisar e apontar novos rumos para o avanço de um processo de democracia na universidade brasileira.
Todos os artigos provocam o debate e propõem questões, como, por exemplo, o papel da universidade no exercício da democracia e que tipo de reforma universitária precisamos discutir. O leitor encontrará artigos sobre o papel dos intelectuais e estudantes, a idéia de universidade, crise da universidade, entre outros casos.
Dentre os artigos que compõem Universidade: Democracia Ameaçada está o do professor dos cursos de Jornalismo e Publicidade e Propaganda da Unisul, campus Tubarão, Paulo Liedtke. Escrito em parceria com o jornalista Moacir Loth, o artigo Democratização Universitária com Políticas de Comunicação, resgata a experiência e discute o papel da comunicação como um instrumento de democratização das universidades.
“O meu artigo aborda as políticas de democratização universitária, ou melhor, democratização universitária como meio de comunicação, como instrumento de participação, dentro de uma discussão deontológica. O dever de informar das instituições, principalmente públicas, e o direito à informação dos cidadãos, dentro das instituições públicas, pois eles exigem e querem ser informados do que lá acontece. Então o direito à comunicação passa a ser um direito básico também do exercício da cidadania e do próprio acesso aos direitos e deveres da vida em sociedade”, afirma Liedtke.
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