terça-feira, 17 de abril de 2007

Estudantes mostram a cara na noite dos Voluntários da Pátria

Guilherme Simon (2ºsemestre)


Com poesias e músicas, muitas delas de própria autoria, os estudantes subiram ao palco a fim de opinar sobre as questões levantadas no Circuito de Música, Poesia e Reflexões Coletivas, ontem à noite, no Espaço Integrado de Artes.

Depois de já feitas algumas apresentações do grupo Voluntários da Pátria, encabeçado pelo líder da banda Detonautas, Tico Santa Cruz, que trouxe músicas e poesias de cunho social, o espaço foi aberto para os estudantes presentes. Os mesmos participaram de forma incisiva até o final do evento, que durou mais de três horas.

O incentivo partiu do poeta e ator Pedro Poeta, que desafiou a platéia com frases que remetiam à liberdade de expressão e à democracia. Alguns estudantes enviaram poemas e frases em papéis para serem lidos pelos atores. No entanto, com o decorrer das apresentações, a participação do público acabou por se consolidar de forma efetiva.

Segundo o estudante do primeiro semestre do curso de Jornalismo Thiago Oliveira, a participação da platéia é muito importante, ao passo que eventos desse tipo têm como finalidade justamente a interação com o público. Thiago Oliveira subiu ao palco ao lado de vários colegas de classe, que cantaram uma música composta pela própria turma.


Os Voluntários da Pátria


Muito embora tenham sido muitas as palavras proferidas na noite de ontem, as primeiras ficaram por conta do poeta e compositor Tavinho Paes, que fez uma espécie de ritual poético. Depois, Tico Santa Cruz, ao lado do músico Philippe Machado Fernandes, cantou as músicas O Tempo não Pára e Blues da Piedade, ambas de Cazuza, acompanhado pela platéia.

O ator e poeta Igor Cotrim participou em seguida com poesias bem-humoradas e carregadas de sarcasmo. No fundo do palco, atores encenavam as palavras de modo a interferir da própria poesia, repetindo versos e gesticulando.

Entre uma e outra intervenção do público, os Voluntários da Pátria continuaram as suas apresentações com músicas cantadas por Tico Santa Cruz, algumas delas da banda Detonautas, e inúmeras poesias, que foram declamadas pelos próprios autores. O líder da banda Detonautas também levantou questões como a maioridade penal e o aborto.

Após o término do show, Tico Santa Cruz ressaltou que as idéias levantadas no Circuito não devem ser esquecidas, e que os estudantes devem se organizar em grupos que tenham como objetivo trocar experiências culturais e refletir sobre os problemas enfrentados pelos brasileiros.


O evento


Estiveram presentes no evento universitários de inúmeros cursos da Unisul, além de estudantes do colégio Energia, que ocuparam todos os 650 lugares do espaço Integrado de Artes.

A coordenadora do curso de Comunicação Social Darlete Cardoso, que trouxe o evento em comemoração aos 15 anos do curso, observou que ações como essa são importantes porque suprem as nossas necessidades culturais e ajudam a transformar o país.

Nenhum comentário:

Postar um comentário