
O programa Fala Jovem, da TV Assembléia, foi gravado na quinta-feira, 17, no auditório do Cettal da Unisul-TB. Os alunos de Comunicação Social – Jornalismo e Publicidade e Propaganda – puderam fazer perguntas aos deputados estaduais Décio Góes (PT) e Joares Ponticelli (PP), e expressar suas opiniões sobre o tema do programa: “O jovem e a política”, além de outros assuntos, como programas federais, projetos para a juventude, cartões corporativos, salários dos deputados e descrédito dos políticos perante a sociedade.
Participaria também do programa o deputado Genésio Goulart (PMDB), que não compareceu à gravação porque estava em Laguna e não chegaria a tempo para a gravação. O programa foi exibido domingo, 20, às 12h30min, na TV Assembléia (TVAL), nos canais 16 da Net e 23 da TVA.

O Fala Jovem, esse ano, foi reformulado, saindo da capital e chegando ao interior do estado. “A assembléia está com a postura de aproximar o cidadão dos debates. Esta é uma experiência nova para a universidade e para a assembléia. Eu acho que isso aproxima o jovem da política, o jovem tem espaço, tem canais de participação e dessa forma a gente populariza o parlamento, que é a nossa grande missão”, declara Décio Góes.
Segunda a apresentadora do Fala Jovem, Maria Helena, o programa pretende “abrir o poder legislativo e, acima de tudo, através desse instrumento que é a televisão, incentivar o jovem para a participação política. “Está na hora de surgirem novas lideranças, por que o que acontece com a democracia se não houver a renovação? O resultado do programa é fantástico, pois os participantes levam os temas para a sala de aula e depois do programa a discussão continua”.

O projeto Fala Jovem surgiu como uma parceria entre a Escola Legislativa, presidida por Joares Ponticelli, e a TV Assembléia (TVAL). O programa existe desde 2007, mas não era itinerante. “Se os jovens têm dificuldade de ir até Florianópolis, nós vamos até o interior do estado”, explica Maria Helena, apresentadora do programa.
“Criamos o programa por sentir a distância do jovem com o político e com a política como um todo. Essa é uma oportunidade de colocar o político frente a frente com os estudantes, falar sobre tabus, questionar aquilo que eles têm dúvidas e que ouvem falar às vezes de foram equivocada. É a oportunidade de tirar o véu que distancia o político do jovem e motivá-lo a participar bastante”, relata Ponticelli.

O programa foi animado pela banda Viola Roots, que está junta há quatro anos e agora em maio lançará o CD "O som que vem da praia". A banda é formada por amigos da praia do Rincão, David (percussão), Fernando (teclado), Humberto Viana (guitarra solo), Alessandro (guitarra-baixo), Leandro (contra-baixo), Jaqueline (back-vocal), Léo (bateria) e Rafael (vocal e violão).
Nenhum comentário:
Postar um comentário