sexta-feira, 4 de julho de 2008

Campanha para defender o diploma de Jornalismo

por Mariana Alcântara


No dia 28 de junho, o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Gilmar Mendes, informou que o julgamento do Recurso Extraordinário que questiona a regulamentação profissional da nossa categoria deverá ocorrer no início do segundo semestre deste ano.

A Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ), está fazendo uma campanha para a necessidade da formação específica em jornalismo para o exercício da profissão. Para garantir este direito fez um abaixo-assinado, você pode fazer o download clicando aqui e depois entregar na coordenação do Curso de Comunicação Social (Bloco G).

Segundo Vanessa Feltrin, Delegada do Sindicato dos Jornalistas de Santa Catarina (SJSC) na Associação dos Municípios da Região Carbonífera (Amrec), durante o Congresso Estadual dos Jornalistas de Santa Catarina, ficou agendado que os estados do Sul farão mobilizações no dia 13 de agosto em favor do diploma e da regulamentação. Ainda não está definido como será a mobilização.

Se a votação em Brasília for a favor da juíza Carla Rister não haverá a necessidade de qualificação superior para o exercício da profissão. Ou seja, todo o tempo na universidade de nada terá valido.

Lembrando que para assinar o abaixo-assinado não precisa ser jornalista ou ser estudante, qualquer um pode assinar. Vamos lutar pelos nossos direitos!

Mais ionformações no site da FENAJ e do SJSC.

Um comentário:

Vanessa Feltrin disse...

Olá, Mariana.
Primeiro gostaria de agradecer a você e aos demais acadêmicos e jornalistas, além dos professores - que acima disso são também jornalistas e devem se comprometer tanto quanto nós, pelo empenho em divulgar a campanha. É isso mesmo. Temos que nos unir para não deixarmos que o pior ocorra. Nossa classe está muito enfraquecida, por isso qualquer um se acha no direito de nos sugar o mínimo que temos. Ao longo dos anos já nos sugaram direitos, inclusive, diminuíram, e muito, o nosso piso. Agora querem nos tirar nosso diploma. Chegou a hora de lutarmos para que nossa classe se uma e exija seus direitos.
A campanha nacional conta com a iniciativa da Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj), dos 31 Sindicatos de Jornalistas a ela filiados em todo o Brasil e do Fórum Nacional de Professores de Jornalismo (FNPJ). Em Criciúma, estamos planejando uma grande mobilização no dia 13 de agosto. Espero que Tubarão também faça algo do gênero. Enfim, os e-mails com o abaixo-assinado foram nosso primeiro passo. Ao longo do mês, mais notícias serão encaminhadas aos colegas e, quando as aulas nas universidades recomeçarem, esperamos um envolvimento ainda maior de todos. Por hora era isso. Passei por aqui para agradecer a matéria e comunicar que estou à disposição. Abraços a todos. Vanessa Feltrin – delegada do SJSC :)

* como não tenho o contato de todos os jornalistas e estudantes, deixo aqui meu e-mail pessoal (va.feltrin@gmail.com) e o que uso para enviar material sobre jornalismo (jornalistasdosul@gmail.com). Interessados em trocar idéias, receber notícias e fazer amizade fiquem à disposição para me enviar mensagens.

Postar um comentário