Os professores do Curso de Comunicação Social, campus de Tubarão, se reúnem de 1º a 3 de outubro para o Conselho de Professores, iniciativa do curso para tratar de questões pedagógicas e promover avaliação do acompanhamento das aulas pelos alunos durante o semestre letivo.
No primeiro dia do Conselho, os professores participaram de uma discussão sobre projetos integrados: multidisciplinaridade, interdisciplinaridade e transdisciplinaridade. O mediador do debate, que apresentou os principais conceitos do tema, foi o professor Gilson Reynaldo, representando a Diretoria de Graduação da universidade.
Gilson destacou que nos projetos pedagógicos dos cursos há uma relação vertical e horizontal entre as disciplinas, pois nenhuma é isolada da outra. Na sua avaliação a Unisul transcendeu a pluridisciplinaridade, sendo que seus projetos são multidisciplinares.
A interdisciplinaridade, integração entre duas ou mais disciplinas, com temas que transitam entre elas através de projetos integrados, é uma meta a ser atingida. “O curso de Comunicação Social sai na frente ao pensar o projeto integrado, avançando para a interdisciplinaridade”. Gilson explica que para colocar em prática os projetos integrados precisa de muita sinergia, cooperação e motivação dos professores. “É sair da zona de conforto”, revela.
A coordenadora do curso, Darlete Cardoso, acredita que quem ganha com os projetos integrados são os alunos, na medida em que conseguem ter um ensino de qualidade com conhecimento prático e com a reflexão. Além disso, o professor não fica isolado em sua disciplina, mas compartilha conhecimentos e se integra ao projeto pedagógico do curso como um todo.
O curso de Comunicação Social trabalha na implantação de projetos integrados há dois anos, tendo conseguido excelentes resultados em vários semestres, com o incentivo dos professores e a motivação dos alunos.
A assistente pedagógica da Una Educação e Comunicação, Andréia Daltoé, também revela sua satisfação ao trabalhar com professores que se preocupam com a aplicação da prática dos conteúdos, porque sabem que uma disciplina não dá conta sozinha, pois precisa de outros conhecimentos. “O pensamento move a técnica”, destaca. Por isso, a importância do debate sobre o tema.
Nenhum comentário:
Postar um comentário