Por Emanuelle Querino
O novo projeto pedagógico do Curso de Comunicação Social foi aprovado pela Câmara de Gestão da Unisul. As novas disciplinas são atuais e flexíveis. O projeto foi discutido durante seis anos e ficou mais um ano dependendo de processos burocráticos. A aprovação foi completa, sem ressalvas pela Câmara.
Para a coordenadora Darlete Cardoso, o currículo resultou do amadurecimento dos cursos de Tubarão e da Pedra Branca, envolvendo professores e alunos. Ela explica que o MEC tinha normas curriculares que engessavam as grades e ainda deixava as nomenclaturas das disciplinas muito parecidas, sem permitir que cada curso tivesse uma característica própria, uma identidade, o que não acontece com as diretrizes curriculares atualmente. O novo currículo já está com sua primeira turma no terceiro semestre.
“Foi importante para formar um curso que não seja focado apenas no jornalismo e na publicidade tradicionais. Estamos também voltados para a tecnologia, sem deixar de lado a formação básica e humana. Agora oferecemos mais possibilidades de formação para a atuação profissional para os nossos alunos”, explica Darlete.
No novo projeto pedagógico há o estímulo à autoria e à iniciativa, para que os alunos sejam empreendedores. A educação permanente também está contemplada. O curso pretende transformar a disciplina Mídias Digitais, uma das novidades do novo currículo, em Projeto de Extensão, para que as pessoas da comunidade já formadas possam se atualizar e ainda recebem um certificado.
A coordenadora ainda contou uma novidade. No Núcleo Orientado, disciplinas serão oferecidas para alunos egressos ou profissionais do mercado que queiram obter atualização. Estas disciplinas poderão ser alteradas de acordo com o ritmo e os caminhos que as áreas de Jornalismo e Publicidade estão apontando. O Núcleo terá a duração de um ano e meio, com uma disciplina por semestre, a partir da sexta fase.
O Projeto Integrado, previsto no novo currículo, que permite a interdisciplinaridade, já está atingindo o currículo em extinção para que os alunos que estão saindo da universidade e indo para o mercado também sejam beneficiados.
Nenhum comentário:
Postar um comentário