Lysiê Santos - 5º semestre
“TV aos 60 anos - A televisão digital: os novos desafios do telejornalismo”. Esse foi o tema da palestra realizada como aula inaugural da pós-graduação, em nível de Especialização em Cibermídia, no dia 23 de abril, no auditório do Cettal, na Unisul de Tubarão.
Estiveram presentes no evento alunos da pós-graduação, da graduação em Comunicação Social – Jornalismo e Publicidade e Propaganda, ex-alunos e profissionais da região. Também esteve presente a gerente do SAIAC, Maria Sirlene Pereira Schlickmann, que parabenizou os pós-graduandos pela iniciativa.
Segundo a coordenadora do curso de Comunicação Social, Darlete Cardoso, a pós-graduação não pretende apenas ensinar técnicas de como utilizar as novas mídias, mas sim mostrar aos alunos como produzir conteúdo de qualidade utilizando as ferramentas.
O palestrante Flávio Antonio Camargo Porcello, que ministrará a disciplina TV Digital no curso de especialização em Cibermídia, oferecido pelo Curso de Comunicação Social da Unisul, iniciou a palestra mostrando qual a visão das pessoas em relação à televisão.
Autoridades declaravam que a televisão era apenas para se olhar e não para se estudar. Não acreditavam que uma caixa de madeira que mostrava imagens poderia ganhar tanta importância como atualmente.
Ao decorrer da palestra, o professor fez uma análise dos avanços das tecnologias e das novas mídias, principalmente da TV Digital.
O professor concluiu a aula dizendo que um dos maiores problemas no Jornalismo é a falta de tempo para apuração. “Não adianta dar uma notícia rápida, mas errada. Logo, não basta ter tecnologia, depende da qualidade, de quem está por trás da ferramenta”.
Após a palestra, foi cedido espaço para perguntas ao renomado professor, que é formado em Jornalismo pela Fabico/UFRGS e em Direito pela mesma universidade. É mestre e doutor em Comunicação Social pela PUC/RS. Atualmente, é professor nos cursos de graduação em Jornalismo e pós-graduação em Comunicação e Informação da UFRGS e pesquisador da área de Televisão, com ênfase nas relações entre Mídia e Poder.
Cristiano Medeiros concluiu a graduação no curso de Comunicação Social, habilitação Jornalismo, em agosto de 2009 e atualmente é assessor de imprensa no município de Içara. Ele é um dos integrantes da nova turma de pós-graduação em Cibermídia. “Espero adquirir conhecimento dos professores e ampliar o que já iniciei com a graduação em Jornalismo”.
Segundo o coordenador da pós-graduação em Cibermídia, professor Ronaldo Sant’Anna, o objetivo principal da especialização é atualizar os alunos em relação às novas mídias e prepará-los para o mercado de trabalho. “O Jornalismo não é mais apenas televisão, rádio e jornal impresso. As novas mídias estão surgindo e precisam de pessoas capacitadas para utilizá-las”.
Nenhum comentário:
Postar um comentário