Lilian Demo – 1º semestre
Os trabalhos desenvolvidos para o Projeto Integrado no decorrer do primeiro semestre de 2010 foram apresentados na última sexta-feira, 28 de maio. Pela segunda vez, a apresentação foi realizada por todas as turmas do curso de Comunicação Social.
O tema geral foi a Violência. A forma de abordagem do assunto foi bastante diferente de uma equipe para outra, da mesma forma entre os cursos de Jornalismo e Publicidade e Propaganda (PP).
Para a coordenadora do curso de Comunicação Social, Darlete Cardoso, o objetivo do desenvolvimento e da amostra dos trabalhos é despertar um olhar mais crítico dos alunos, visando à reflexão, lição de cidadania, além de aumentar o número de pessoas engajadas na luta contra a violência.

As turmas do 3º e do 1º semestre de PP trabalharam o tema utilizando-se de imagens, banners, curtas-metragens, poemas, frases e análises de peças publicitárias, levando em conta as leis, a legislação aplicada aos meios de comunicação e a banalização da violência.
A estudante do 3º semestre Giovanna Teixeira acrescenta que em um dos trabalhos é possível observar o quanto a mídia manipula as informações e que estas estão banalizadas. “A mídia usa do crime, da violência para ganhar audiência, banalizando a informação e precisamos alertar sobre isso, mudar a forma de pensar das pessoas”.
O aluno Vitor Marcelo, do 5º semestre de PP, ao explanar sobre o site desenvolvido pela turma, comentou que o mesmo busca alertar sobre a violência na Internet, a fim de inibir o uso indevido da web, prevenindo as famílias.
Vitor fala ainda que a Internet não pode ser simplesmente cortada do ambiente familiar ou do público infantil porque traz consigo a evolução propriamente dita, o que nos dias de hoje é fundamental, embora se utilizada incorretamente pode se tornar um problema social, como é o exemplo da pedofilia, tema trabalhado pela turma nesse semestre.
O acadêmico Sergio Amaral Correa acrescenta que o principal objetivo foi chamar a atenção dos pais sobre a pedofilia através da Internet. “Precisamos trabalhar o assunto que na maioria das vezes não é abordado e há a necessidade de inibi-la e buscamos isso dando dicas de como fazer, através da campanha divulgada no site”.
O estudante do 7º semestre de PP Mario Cesar Jr comenta que, através da elaboração do site, buscaram retratar a real proporção que a Internet influencia no País e no Estado de Santa Catarina. “O trabalho permitiu que relatássemos em números o quão a violência é influenciada pela Internet, permitindo que saíssemos do nosso mundinho pequeno e tivéssemos uma visão diferente e que é possível mudar e temos como contribuir”.
Alan Olivo acrescenta que é importante o papel dos alunos de PP como comunicadores e que estes devem se empenhar, desenvolver campanhas e exercer o papel que têm na sociedade. “Podemos e devemos utilizar do potencial persuasivo dos meios de comunicação com a ideia de combater a violência e melhorar a vivência social”.
Já as turmas de Jornalismo usaram de banners, curtas-metragens, crônicas, projetos fotográficos, poemas, seleções musicais organizados de forma criativa, a fim de ligar os trabalhos ao tema, de acordo com os conteúdos estudados em sala de aula.

Segundo a estudante do 1º semestre Karinni Speck, os banners desenvolvidos demonstram de uma forma mais aprofundada a violência no nosso dia-a-dia e no período do regime militar no Brasil. “Aprender mais sobre o nosso País, a repressão, a tortura, a Ditadura Militar, que foi o período mais difícil e violento da história brasileira”.
Na sala do 3º semestre, puderam ser observados vídeos sobre a violência, pequenos documentários e também a encenação de um “funeral”. Segundo a aluna Priscila Ladislau, o mesmo é referente ao livro “O conto da Taverna”, que conta a história de um rapaz que sonha com uma moça e a encontra, em um cemitério, leva-a para casa e poucos dias depois a jovem falece enquanto o rapaz está bêbado em um bar: “Por que beber e sair?”, questiona a aluna.
A universitária Angélica Brunatto, do 5º semestre, ressaltou a oportunidade de desenvolver um mesmo tema para vários tipos de mídia (eletrônica e impressa) e ainda diagramar a própria matéria dentro do jornal “Extra”.
Os acadêmicos do 7º semestre também desenvolveram um jornal e um pequeno livro. De acordo com a acadêmica Julia Vieira, o livro traz contos narrativos criados pelos alunos: “Foi muito interessante desenvolver esse trabalho, pois através dele conseguimos trabalhar outro lado do Jornalismo, fugir um pouco do ‘LIDE’ e de todo esse padrão”.
No ponto de vista do educador Rafael Matos, o empenho dos alunos para a exposição foi surpreendente. “Os alunos estão buscando cada vez mais se destacar nas apresentações. Podemos perceber a mobilização deles durante toda a semana. Estavam preocupados com o visual e completar os trabalhos não apenas com o conteúdo, mas com a criação de todo um ambiente que passasse essa mensagem”.
O professor Ronaldo Amorim Sant’Anna complementa que o Projeto Integrado promove a integração entre os cursos, faz com que as disciplinas interfiram uma na outra, levando os alunos à discussão do tema que é único, de grande importância social. “Promove a integração e desperta o olhar do estudante para o mundo como um todo, fazendo com que o aluno se preocupe com o mundo, que é o material de trabalho dos mesmos no futuro”.
Nenhum comentário:
Postar um comentário