quinta-feira, 19 de agosto de 2010

Jornalista e ex-aluno lança livro em Criciúma

Lysiê Santos – 6º semestre

O jornalista César Pereira, formado em 2002 na Unisul de Tubarão, lançou o primeiro livro da carreira. “Eu matei o ombudsman” é o título da obra, que conta um crime na redação de um jornal. O livro é um romance policial com críticas veladas e bem-humoradas ao Jornalismo, à hipocrisia religiosa e à Medicina.



A obra foi lançada na Feira do Livro de Criciúma. “O lançamento me surpreendeu positivamente. Muitos amigos e colegas de imprensa me prestigiaram, além de outros autores, como Maicon Tenfen e Anair Weirich, que participaram de uma mesa literária sobre Literatura em Santa Catarina”.

César tem experiências com crônicas e contos. Agora, estreia como romancista. O autor é chargista e tem um jornal em Urussanga. “Escrever um livro era algo que havia planejado há certo tempo. Só não havia planejado estrear com um romance, já que eu escrevo crônicas para o Jornal da Manhã, de Criciúma, e naturalmente o meu primeiro livro seria de crônicas. De certa forma, foi muito interessante”.

O objetivo do livro é poder proporcionar às pessoas uma leitura rápida, leve e bem-humorada, quanto à falta de valorização do profissional de imprensa, principalmente no que se refere à remuneração. “A crítica também é dirigida para nossa saúde pública e o próprio comportamento humano, cheio de armadilhas e por vezes hipócrita. Mas também revela o lado bom, com abordagens positivas ”.

Segundo o autor, a ideia surgiu quando ainda era estudante de Jornalismo. “O professor Laudelino Santos Neto chegou na sala e falou sobre a figura do ombudsman no Jornalismo. Um sujeito que tinha como função tecer críticas ao próprio meio de comunicação. 'Os repórteres que se cuidassem, pois a cada pisada na bola, lá vinha chumbo grosso' ”.

O professor relatou a história do ombudsman e, no mesmo momento, César escreveu o primeiro capítulo do livro. Após cinco anos, o jornalista retomou a história e estruturou os demais capítulos. Logo, decidiu publicar o texto em um blog. As postagens iniciaram em julho de 2006 e finalizaram em setembro de 2007. Três anos mais tarde, através de parceria da Associação Cultural de Morro da Fumaça com a Vanguarda Editorial, o livro foi editado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário