Os acadêmicos Samira Pereira e Emanuel Machado, formandos do curso de Comunicação Social – Jornalismo, foram os vencedores da décima edição do Prêmio Acic de Jornalismo na categoria Trabalho Acadêmico.
O trabalho “Lavoro Del Tempo” foi desenvolvido para o Projeto Experimental do curso de Jornalismo. Ele conta a história de sete pessoas e suas respectivas profissões, que infelizmente estão sendo extintas porque a maioria das pessoas não tem interesse por tais campos de trabalho.Samira afirma estar orgulhosa do trabalho desenvolvido. "Tanto eu quanto o Emanuel aprendemos muito durante a realização deste documentário e nos orgulhamos de ter tido a oportunidade de fazê-lo e de conhecer um pouco mais a fundo essas profissões que, infelizmente, estão condenadas a desaparecer, já que ninguém mais se interessa por elas”.
Os entrevistados pelos acadêmicos foram: Nália Gamba Ronconi, 69 anos, é reparadora de sombrinhas; Lírio Folchini, 97 anos, é ferreiro; Horácio Mazzucco ,73 anos, é fabricante de rodas d'água; Terezinha Kamola Costa, 60 anos, é tocadora dos sinos da Igreja Matriz de Urussanga; Pedro Paulo Magdalena, 44 anos, é alfaiate; Itálido Dagostin, é produtor de cachaça e Doralino De Nez, 72 anos, é confeccionador de cestos e balaios. Todos moradores da cidade de Urussanga, interior de Santa Catarina.
Samira destaca também a receptividade dos profissionais como um dos pontos fortes durante a elaboração do trabalho.“Todos eles foram maravilhosos conosco e nos ajudaram no que foi preciso. Conhecer um pouco mais destas sete pessoas foi gratificante e engrandecedor”.

O professor Ronaldo Sant’Anna, que orientou o trabalho em parceria com a professora Darlete Cardoso e o professor Rafael Matos, afirma que os professores sempre incentivam os alunos a fazerem trabalhos de qualidade e que tenham condições de serem inscritos em diversos concursos. “Sempre incentivamos os alunos a inscreverem seus trabalhos, porque isso também é um currículo para eles.Isso é extremamente importante para eles”.
Quem quiser assistir ao trabalho completo e saber mais sobre essas profissões, pode acessar o blog do Emanuel.
Nenhum comentário:
Postar um comentário