quinta-feira, 14 de abril de 2011

Movimentações em prol do diploma

Daiana Carvalho - 3º Semestre

Os primeiros dias do mês abril de 2011 estão sendo de intensa movimentação em favor da obrigatoriedade do diploma de jornalismo. Um exemplo dessa iniciativa foi o Rio Grande do Sul.

Na quarta-feira, dia 6, o presidente do Sindicato dos Jornalistas do estado, José Maria Rodrigues Nunes e o diretor Arfio Mazzei visitaram redações em Porto Alegre, para conversar com a categoria e distribuir a edição 107 do jornal Versão dos Jornalistas.

No Dia do Jornalista, 7 de abril, representantes do Sindicato e profissionais da área ministraram aulas para estudantes de Jornalismo, sobre os diversos setores de atuação da profissão, como assessoria, jornalismo sindical e em veículos de menor porte.

A Delegacia Regional do Vale do Sinos realizou na sexta-feira, dia 8, um Bate-papo Jornalístico com presença dos jornalistas Débora Oliveira, Vera Daisy e Antônio Barcellos, que debateram a cobertura esportiva realizada por jornalistas mulheres.

Mais uma iniciativa colocada em prática no dia 8 pelo Sindicato foi à oficina 'Conselho Municipal e Estadual de Comunicação' durante o I Fórum da Igualdade, realizado na última segunda-feira, na Assembléia Legislativa, em Porto Alegre.

Os três representantes do RS no Senado Federal declaram-se favoráveis ao diploma: Paulo Paim, do PT, Pedro Simon, do PMDB, e a jornalista Ana Amélia Lemos, do PP.
"O fim da exigência do diploma deixou a sociedade mais vulnerável, menos crítica, cada vez mais manipulada pelos grandes grupos de comunicação do país. Além disso, a decisão do STF representa também um retrocesso na área da pesquisa científica no campo da comunicação, prejudicando a área acadêmica do Jornalismo", disse o deputado Paulo Pimenta, do PT, autor da PEC 386/09 e jornalista formado.

Henrique Fontana, também deputado do PT, declarou que os últimos oito anos foram marcados por grandes conquistas no nosso país. “Avançamos no fortalecimento da democracia, respeitando as liberdades e oportunizando a formação de cidadãos protagonistas do seu futuro. Ampliamos a oferta de ensino superior. Valorizamos todas as profissões e os trabalhadores. No Dia do Jornalista, afirmamos a posição do nosso mandato, favorável à PEC, em tramitação na Câmara dos Deputados", declarou.

No endereço www.peticaopublica.com.br/?pi=P2011N8603 está aberto ao público o abaixo-assinado que visa à aprovação das PECs do diploma em tramitação no Congresso Nacional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário