terça-feira, 7 de junho de 2011

Comunicação Social apresenta Projetos Integrados

Daiana Carvalho - 3º Semestre

O Projeto Integrado de Comunicação Social, apresentado na noite da última sexta-feira, dia 3, teve como tema “Empreendedorismo”, abordado de diferentes formas por todas as fases do curso deste primeiro semestre de 2011.

“Os acadêmicos de Publicidade e Propaganda e Jornalismo foram muito felizes na elaboração de estratégias e na construção dos projetos. Falaram de empreendedorismo com inovação e criatividade. Abordaram o tema sob óticas muito interessantes.
Trouxeram de volta ícones do empreendedorismo brasileiro, como Assis Chateaubriand Bandeira de Mello, o homem que trouxe a televisão para o país, dono do primeiro império de Comunicações no Brasil, os Diários e Emissoras Associados. Falaram das mídias sociais e da mídia tradicional. Criaram empresas e discutiram o tema”, destaca o coordenador do curso de Comunicação Social, Ildo Silva da Silva.

"O maior patrimônio das apresentações é o trabalho conjunto, integrando estudantes das duas áreas da comunicação social, Jornalismo e Publicidade e Propaganda. É a formação integral do cidadão que a universidade busca", completa o professor e jornalista.

Durante a exposição os acadêmicos mostraram os trabalhos desenvolvidos em todas as disciplinas do curso. “A nossa turma abordou o empreendedorismo na evolução dos meios de comunicação, do Brasil Colonial até hoje”, explicam os acadêmicos do 1º semestre de PP, Victor Jovito, Stephanie Barcelos, Ana Luiza Provedan, Eduarda Feldaus e João Pedro Goulart, sobre os stands montados.



A 5ª fase de PP abordou a influência das redes sociais Orkut, Facebook, Youtube e Twitter na vida dos indivíduos. “Buscamos mostrar a importância e o quanto o mundo web torna a vida das pessoas fragmentada, o comprometimento da verdadeira identidade”, explicam as estudantes Sabrina Agostinho de Lima e Julia Beatriz Antunes.

Os alunos do 7º semestre de PP apostaram na criação de uma agência “IdeaBox”. “Uma agência que cria ideias, traz inovação, a publicidade de guerrilha, o marketing viral”, esclareceu o aluno Guilherme Santos, ao defender a participação de duas atrizes de teatro, que animaram o corredor do bloco. “A proposta é contagiar as pessoas através da ação lúdica, isso é diferente, mexe com o imaginário das pessoas, faz com se perca o medo do desconhecido”, completou ele.

Já os acadêmicos do 5º semestre de Jornalismo desenvolveram matérias televisivas sobre o empreendedorismo em Santa Catarina. “Produzimos VTs com empreendedores de sucesso da região, uma edição especial do jornal impresso ‘Extra’, falando sobre o tema, e também desenvolvemos um site no qual contaremos com mais detalhes estas histórias”, esclareceu a aluna Mariana de Medeiros.



Os estudantes dos terceiros semestres de PP e JNL montaram pequenas empresas. “Cursamos três disciplinas em conjunto: Legislação, Estética, e Análise do Discurso aplicada à Comunicação. Criamos logomarcas, as quais assinaram a produção de VTs e programas de rádio, desenvolvidos por nós de JNL. Já os colegas de PP produziram um manual de redação e spots publicitários, aplicados à marca. A apresentação em conjunto foi bastante complexa, pois tivemos que desenvolver análises específicas das três áreas”, explica a acadêmica Jessica Rosso.

Segundo o professor Gutemberg Geraldes o tema empreendedorismo foi pertinente e trouxe mais qualidade aos trabalhos. “Um tema difícil, exigiu que as turmas se empenhassem. Mostraram que conseguiram dar conta. O Projeto tem se tornado denso, proveitoso. As habilidades das diferentes disciplinas do curso dialogam as competências entre si. Os resultados têm sido muito bons”, destaca ele.

Nenhum comentário:

Postar um comentário