Fotos: Nereu Filho
Os calouros do curso de Comunicação Social – habilitações Jornalismo e Publicidade e Propaganda – assistiram na quarta-feira, dia 4, uma palestra sobre ética na comunicação ministrada pelo professor da USP, Dr. Clóvis de Barros Filho.
Barros Filho discorreu sobre moral, pensamento singular sobre a própria conduta, e ética, discurso sobre decisões morais com pretensões genéricas. “Quando você está fazendo uma prova e não cola, não é moral, é medo. Agora se o professor sai da sala, você está frente a frente com a sua moral. O professor sai pela porta e a moral entra pela janela”, esclarece.
O professor explanou ainda aos acadêmicos os resultados obtidos em uma pesquisa sobre a ética no trabalho de jornalistas e publicitários. “A neutralidade, objetividade e imparcialidade estão sempre presentes no discurso profissional”. Segundo Barros Filho, a maior diferença entre o trabalho de jornalistas e publicitários é que os primeiros vêem mérito na anulação da auto-subjetividade ao real da notícia, enquanto os publicitários pregam o irreal na mensagem que anunciam.
3 comentários:
A palestra foi muito boa. O professor Clóvis soube trazer a discussão da moral e da ética para o nosso dia a dia.
a palestra foi muito boa. o clovis consegui manter a atenção dos participantes relacionando o tema com situaçõs do nosso dia-a-dia. parabens!!!
Nada fotogênico...
tsc, tsc...
bjs
JKishin
Postar um comentário