sexta-feira, 9 de março de 2007

Literatura Pop faz a cabeça dos universitários

Guilherme Simon (2º semestre)

Uma consulta ao Sistema Integrado de Bibliotecas, a fim de descobrir o que mais buscam os universitários em termos de literatura, revela o quão influenciado está o leitor-acadêmico por parte dos meios de comunicação.

Dos trinta títulos mais procurados, O Código da Vinci figura em primeiro lugar, seguido por mais dois romances de Dan Brown, Anjos e Demônios e Fortaleza Digital. Além dessas obras, aparecem ainda outros títulos relacionados ao Código, como, por exemplo, o guia não-autorizado do romance, Revelando o Código Da Vinci.

A hegemonia de Dan Brown entre os mais procurados pelos estudantes, segundo a especialista em Literatura Brasileira Jussara Bittencourt, está associada, além do apelo comercial da obra, a um sentimento de colonização. “O brasileiro está ainda muito ligado ao que vem de fora do país. Falta valorizar o que é feito aqui”.

Não bastassem o estrangeirismo e o apelo pop, a lista também revela um completo esquecimento por parte dos estudantes em relação aos clássicos. Machado de Assis, por exemplo, um dos nomes mais importantes da Literatura Brasileira, não é sequer mencionado.

O coordenador do curso de Letras, Felipe Felisbino, analisa a questão partindo do princípio de que os universitários são carentes de leitura, ao passo que o que lhes resta, justamente por não conhecerem, é seguir os modismos e as listas dos livros mais vendidos.

Felipe Felisbino, entretanto, ressalta que autores clássicos, como o já citado Machado de Assis, utilizam-se de uma “linguagem pragmática”, o que dificulta o acesso a esse tipo de literatura. Segundo ele, é preciso, sobretudo, incentivar os universitários para que eles “descubram” as obras não-populares.

Todavia, em meio aos livros provenientes da onda Brown e a todos os outros que figuram entre os mais procurados, dentre os quais boa parte pertence às categorias de auto-ajuda e de relacionamentos homem x mulher, há também espaço para Clarice Lispector, que aparece com o seu A Legião Estrangeira. Para os mais otimistas, um sinal de que o pop não tomou conta de todas as cabeças.


Lista com os quinze títulos mais procurados:


BROWN, Dan. O código Da Vinci.

BROWN, Dan. Anjos e demônios.

BROWN, Dan. Fortaleza digital.

HUNTER, James C.. O monge e o executivo: uma história sobre a essência da liderança.

HATOUM, Milton. Dois irmãos.

KEYES, Marian. Sushi.

KEYES, Marian. Casório!?

VERÍSSIMO, Luís Fernando. Comédias para se ler na escola.

CURY, Augusto Jorge. O futuro da humanidade: a saga de um pensador.

PEASE, Allan; PEASE, Barbara. Por que os homens fazem sexo e as mulheres fazem amor?: Uma visão científica (e bem-humorada) de nossas diferenças.

ROWLING, J. K.. Harry Potter e a Ordem da Fênix.

COELHO, Paulo. O Zahir.

PEASE, Allan; PEASE, Barbara. Por que os homens mentem e as mulheres choram?

CURY, Augusto Jorge. Nunca desista de seus sonhos.

LUNN, Martin. Revelando o código Da Vinci.

Nenhum comentário:

Postar um comentário