quarta-feira, 28 de novembro de 2007

Turma de PP apresenta curta-metragem

Os acadêmicos do 6° semestre de Publicidade e Propaganda Unisul/Tubarão apresentam nesta quinta-feira (29/11), às 20h45min, no centro do Bloco G (Cettal), o curta-metragem A Noiva do Castelo, produzido na disciplina de Produção Publicitária para TV e Cinema, ministrada pelo professor Mauro Fucilini.

O trailer do curta-metragem, também produzido pela turma, está no Youtube: http://www.youtube.com/watch?v=m7BB89PPc1A ou http://br.youtube.com/watch?v=DNQSoVI4EXM

Continue lendo...

Mestrado promove palestra sobre interfaces internas e externas

O curso de Mestrado em Ciências da Linguagem promove a palestra Linguagem: interfaces internas e externas, ministrada pelo Prof. Dr. Jorge Campos, da PUC-RS, na sexta-feira, dia 7 de dezembro, às 8h30min. O evento será no auditório nº 211 do Bloco D (Bloco Pedagógico). O curso emitirá uma declaração de participação aos participantes que assinarem a lista de presença.

Continue lendo...

segunda-feira, 19 de novembro de 2007

Professor e acadêmicas fazem vídeo para as UNAs

Mariana Alcântara (4º semestre)

O professor Ronaldo Amorim Sant’Anna e as estagiárias Marina Boschetto, de Publicidade e Propaganda, e Mariane Mendes, de Jornalismo, estão produzindo vídeos sobre as Unidades Acadêmicas (UNA) da Unisul.

As UNAs ficarão com seu próprio vídeo, que conterá uma apresentação de cada curso. Os audiovisuais podem ser usados em aulas inaugurais, demonstrações em escolas de Ensino Médio ou para ilustrar palestras.

A universidade possui cinco UNAs: Educação e Comunicação, Saúde, Tecnológica, Jurídica e Tecnólogo. Cada uma congrega um grupo de cursos. Depois de terminados, será feito um vídeo geral sobre todo os cursos da Unisul.

Continue lendo...

sexta-feira, 16 de novembro de 2007

Eleição vai definir nova diretoria do Cacos

Rafael Pereira (4º semestre)

No próximo dia 21, será realizada a eleição do Centro Acadêmico de Comunicação Social (Cacos). Sem outra chapa concorrente oficialmente até agora, a chapa Voz Ativa, que têm como candidato a presidente Lucas Azevedo Borges, apresenta suas propostas e a garantia da continuação do trabalho feito anteriormente.

O nome da chapa mudou porque 80% de seus integrantes não fazem parte da antiga, mas os ideais continuam sendo os mesmos da chapa Comunicação para o Social, que tem como presidente o acadêmico Luiz Henrique Fogaça.

A nova chapa quer reformular as propostas apresentadas na atual gestão que não tiveram tempo de serem realizadas e garantir a cultura educacional e o aperfeiçoamento dos acadêmicos em educação extraclasse.

“A ideologia continuará sendo a mesma, buscando e lutando pelas mesmas coisas. Estamos pensando em um novo projeto que é o Cultura Não Tem Hora, no qual os alunos terão, toda quarta-feira, 15 minutos antes da aula e o intervalo para apresentarem o que sabem fazer: cantar, tocar, fazer arte e mostrar o seus dons aos outros acadêmicos”, diz Borges.

Outra proposta que querem levar a diante é disponibilizar um Varal Literário, no qual os alunos terão a oportunidade de apresentar seus trabalhos, sejam eles contos, poemas, letras de músicas, etc, e depois terá uma votação para a escolha do melhor.

O curso tem em torno de 400 alunos, todos estão aptos a votar. Nos pleitos anteriores, a média foi de 160 votantes por eleição. Se não houver concorrente, a diretoria chama uma assembléia e os alunos que participarem decidirão por todo o curso, sendo que é necessário que tenha 50% + 1 de acadêmicos participando.

A chapa deve ser formada por 12 integrantes (presidente, vice-presidente, secretário, 2º secretário, tesoureiro, 2º tesoureiro, três titulares e três suplentes). Qualquer aluno que esteja matriculado adequadamente pode formar uma.

Fogaça ressalta o desejo de que, se não todos, pelo menos 80% dos acadêmicos participassem das eleições, lutando, brigando e correndo atrás do que é de interesse de todos.

“Eu queria que houvessem duas, três ou até quatro chapas para que os alunos tivessem a opção de escolha, para que todos se esforçassem para mostrar o que têm de melhor a fazer”, completa.

Continue lendo...

segunda-feira, 12 de novembro de 2007

Comunicação participa de Seminário Internacional na PUC

Julie Menegaz (4º semestre – SIC)

Professores e alunos do curso de Comunicação Social da Unisul, campus Tubarão, participaram do nono Seminário Internacional de Comunicação – “Simulacros e (dis) simulações na sociedade hiper-espetacular” – realizado nos dias 7 e 8 de novembro, na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS).



Nesta edição, os debates realizados trataram das contribuições dos filósofos Jean Baudrillard e Guy Debord na reflexão sobre a presença da mídia na sociedade contemporânea. Baudrillard impactou o campo da comunicação com seu livro “O sistema dos objetos”, e Debord com a “A Sociedade do espetáculo”.

Para refletir a influência, importância e o alcance das obras desses dois filósofos, sociólogos internacionais, como o norte-americano Douglas Kellner e o francês Lucien Sfez, abordaram temas que possibilitaram o intercâmbio de idéias entre estudantes e pesquisadores de diversas áreas da mídia.

"Participar de uma atividade com um grau elevadíssimo de conhecimento é muito gratificante. Sair da nossa realidade e observar a comunicação trilhando rumos diferentes e evolutivos é ótimo para nossa formação”, comenta o acadêmico do 8º semestre de Jornalismo, Luiz Henrique Fogaça.

A professora e coordenadora do curso de Comunicação Social, Darlete Cardoso, apresentou o trabalho intitulado “Entre dois discursos: mediação e autoria no jornalismo”. Neste trabalho, Darlete compara a mediação e a autoria no meio jornalístico, promovendo a discussão sobre a autoria individual dos repórteres, dada a preocupação com cópias e plágios existentes na mídia.

Essa foi uma das formas que o seminário oportunizou aos pesquisadores da mídia expor os resultados de seus trabalhos, favorecendo o aperfeiçoamento dos estudos. “Poder aprofundar um tema que nos causa inquietação e expor numa discussão geral é muito bom. Além de participar efetivamente das discussões acadêmicas”, afirma Darlete.

Continue lendo...

quinta-feira, 1 de novembro de 2007

Alunos cobrem Unisul Contexto como avaliação de aula

Os alunos de Jornalismo Online cobriram o Unisul Contexto como parte da avaliação do semestre. O resultado da cobertura dos estudantes pode ser visto no blog Tamos em Teste, desenvolvido por eles na disciplina.

Continue lendo...