Professores e alunos do curso de Comunicação Social da Unisul, campus Tubarão, participaram do nono Seminário Internacional de Comunicação – “Simulacros e (dis) simulações na sociedade hiper-espetacular” – realizado nos dias 7 e 8 de novembro, na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS).
Nesta edição, os debates realizados trataram das contribuições dos filósofos Jean Baudrillard e Guy Debord na reflexão sobre a presença da mídia na sociedade contemporânea. Baudrillard impactou o campo da comunicação com seu livro “O sistema dos objetos”, e Debord com a “A Sociedade do espetáculo”.
Para refletir a influência, importância e o alcance das obras desses dois filósofos, sociólogos internacionais, como o norte-americano Douglas Kellner e o francês Lucien Sfez, abordaram temas que possibilitaram o intercâmbio de idéias entre estudantes e pesquisadores de diversas áreas da mídia.
"Participar de uma atividade com um grau elevadíssimo de conhecimento é muito gratificante. Sair da nossa realidade e observar a comunicação trilhando rumos diferentes e evolutivos é ótimo para nossa formação”, comenta o acadêmico do 8º semestre de Jornalismo, Luiz Henrique Fogaça.
A professora e coordenadora do curso de Comunicação Social, Darlete Cardoso, apresentou o trabalho intitulado “Entre dois discursos: mediação e autoria no jornalismo”. Neste trabalho, Darlete compara a mediação e a autoria no meio jornalístico, promovendo a discussão sobre a autoria individual dos repórteres, dada a preocupação com cópias e plágios existentes na mídia.
Essa foi uma das formas que o seminário oportunizou aos pesquisadores da mídia expor os resultados de seus trabalhos, favorecendo o aperfeiçoamento dos estudos. “Poder aprofundar um tema que nos causa inquietação e expor numa discussão geral é muito bom. Além de participar efetivamente das discussões acadêmicas”, afirma Darlete.
Nenhum comentário:
Postar um comentário