quarta-feira, 26 de maio de 2010

Plus será realizado no segundo semestre

Daiana Carvalho – 1º semestre

A 3ª edição do Plus – Festival de Comunicação, evento do curso de Comunicação Social da Unisul de Tubarão, será realizada no segundo semestre deste ano. O projeto foi idealizado com o objetivo de propiciar a integração, a divulgação de estudos e trabalhos desenvolvidos pelos alunos, promovendo a integração.

Acadêmicos premiados nas edições anteriores, Thiago Oliveira, estudante do 7º semestre de Jornalismo, Geovana Martinello, estudante do 7º semestre, e Igor Pereira, do 5º, ambos do curso de Publicidade e Propaganda (PP), falam sobre o festival.

Thiago comenta o quanto foi recompensador o reconhecimento através do Plus, pois serviu como forma de mostrar o potencial do aluno, incentivando-o a produzir cada vez mais. Na opinião dele, isso potencializou o desenvolvimento e a aquisição de experiência dos alunos e que apesar de nem todos os trabalhos inscritos serem premiados não deixa de contribuir positivamente.

O projeto pelo qual Thiago fora premiado foi realizado em sala de aula, em parceria com o colega igualmente premiado Renam Meinen, na disciplina de Planejamento Gráfico 2, sob a orientação da então professora Luciane Zuê Zacarioski e Souza. O objetivo foi fazer com que os alunos colocassem em prática as técnicas desenvolvidas em sala de aula na elaboração de uma revista que tinham os mais variados temas a serem abordados.

De acordo com o acadêmico, a revista foi desenvolvida com muita criatividade, já que o tema a ser abordado, “Esportes Radicais”, era um assunto que ambos gostavam, o que permitiu fugir um pouco das regras padrões que normalmente a diagramação de um jornal, por exemplo, exigiria. O trabalho apostou na inovação através da variação de fontes, imagens e a inclusão de reportagens sobre alguns grandes nomes do esporte em geral.

Já o trabalho da aluna Geovana Martinello, elaborado na disciplina de Produção em TV e Cinema, orientado pelo professor Mauro Fucilini, tem como tema a Páscoa, influenciado pelas tendências do mercado que se apresentava focado para a data festiva e geralmente exibem nas vitrines muitas cores, coelhos e ovos decorados.

Diferente do grupo de Thiago, o trabalho “A verdadeira fábrica de chocolates”, feito pelo grupo de Geovana, concorreu na categoria de Animação - Troféu Tractebel, na qual foi premiada em 1º lugar, juntamente com o restante da equipe: Rodrigo Alexandrino, Ivan Alípio e Manuela Lima.

A estudante afirma que o trabalho tinha como objetivo mostrar que era possível fazer uma animação com materiais simples, massinha de modelar, papel cartão, cartolina, balões e papel celofane, gerando diferentes pensamentos sobre a origem dos ovos de chocolate.

Geovana acrescenta que, para os alunos que não atuam no mercado de trabalho, o curso é a melhor oportunidade de construir um portfólio e o Plus possibilita apresentá-lo a um grande público, ao mercado, onde estará sujeito a críticas, elogios e tudo mais.

O projeto premiado em 1º lugar na categoria Campanha Publicitária - Troféu Shopping de Idéias, “Cachaça Canjibrina”, foi desenvolvido por Igor Pereira, em parceria com a colega Laís Correa Fabre, elaborado na disciplina de Criação Gráfica, orientado pelo professor Guto Geraldes.

Segundo o estudante, o trabalho foi planejado a partir de um produto fictício, criado por outras equipes da turma do curso de PP e que estes foram sorteados entre equipes, idealizando uma agência publicitária que tinha como meta desenvolver uma campanha para o lançamento do produto.

O acadêmico comenta que a maior dificuldade foi o processo de criação em si, as primeiras ideias e conseguir passar estas para o papel e realizar a seleção do que de fato era bom e interessante para o projeto. Após esse processo, a elaboração da campanha se tornou mais fácil, pois o professor orientou todo o desenvolvimento, além de contar com o suporte dos laboratórios da universidade quando necessário.

O Plus, por se tratar de uma vitrine onde se tem a possibilidade de mostrar as habilidades do aluno, gera experiência, o que fará no futuro toda a diferença. Igor deixa um recado aos futuros participantes do festival: “Participem... Não temos nada a perder. Pelo contrário, temos a oportunidade de crescer, mostrar do que somos capazes e até de conquistar uma premiação, se julgados bons o suficiente”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário