sexta-feira, 4 de junho de 2010

Alunos de PP apresentam pré-projetos de monografia

Lilian Demo – 1º semestre

A apresentação dos pré-projetos de monografia dos alunos do 7º semestre de Publicidade e Propaganda (PP) aconteceu no auditório do Cettal, nos dias 22 e 29 de maio. Os trabalhos foram elaborados na disciplina de Teoria da Comunicação.

O evento funcionou de maneira que o aluno apresentasse o trabalho e escutasse os comentários dos professores da banca, no mesmo método do Trabalho de Conclusão de Curso.

O professor Mario Abel Bressan Junior comentou que a iniciativa ocorreu porque o atual 7º semestre irá realizar tanto a monografia quanto os projetos experimentais no 8º semestre. “Foi uma forma de antecipar um pouco o trabalho para não ficar tudo para quatro meses. Assim, o aluno prepara o projeto e já inicia a monografia neste semestre, com a produção de um capítulo”.



A coordenadora do curso de Comunicação Social, Darlete Cardoso, lembra que, no caso do Jornalismo, os alunos antecipam os projetos experimentais, o que não ocorre com a Publicidade. Essa turma ainda faz parte do currículo antigo. Para o novo, a metodologia foi modificada.

Os pré-projetos de PP tiveram temas variados, como: pesquisas na área de marketing, merchandising, semiótica, estudos de recepção, comunicação organizacional, redação publicitária, humor, história em quadrinhos, posicionamento, e telenovela, entre outros.

A iniciativa do curso de Comunicação Social foi elogiada pelo professor Mauro Fucilini. “É muito importante para que, desde o início, já vamos ajudando o aluno a desenvolver a monografia”.

O educador acrescenta ainda que é mais fácil fazer um trabalho bem elaborado em um ano do que em seis meses. “Quando chega o último semestre, desenvolver esse trabalho inteiro é muito complicado. Orientar o aluno desde o início é válido tanto para o professor quanto para o aluno”.

O acadêmico Eric Armiliato Gomes ressalta a importância de um tempo maior para a elaboração do Trabalho de Conclusão de Curso e das observações feitas pelos professores durante a apresentação.

Bressan completa que “os alunos se envolveram bastante e o resultado está sendo muito interessante. Com a qualificação dos projetos, alguns erros podem ser evitados no final do Trabalho de Conclusão de Curso”.

Matéria atualizada às 16h58min do dia 07/06/2010.

Nenhum comentário:

Postar um comentário