Diego Piovesan Medeiros é técnico em Design Gráfico, formado em Publicidade e Propaganda (PP) na Unisul em 2006 e pós-graduado em Design Gráfico e Artes Visuais, Cultura e Criação. Está há 8 anos no mercado de trabalho e atuou em diversas agências publicitárias. É professor universitário e colaborador do blog Massa Cultural.
As noções de design gráfico, propaganda e processo criativo obtidas através do curso técnico foram fundamentais para a escolha da profissão. “Sempre gostei de criação, ilustração, da imagem e de todo esse processo. Na época, o mercado publicitário estava crescendo bastante na nossa região. Quando saí do técnico, fiz meu estágio em uma agência e depois fui contratado. Então, já comecei a faculdade trabalhando na área”.

Medeiros, que passou por agências em Tubarão e Criciúma, ressalta que a profissão tem vários pontos positivos. “Cada dia e cada cliente ou projeto é um desafio diferente. Uma hora trabalhamos com produto alimentício, outra com uma empresa de chuveiros. Tem que entender do cliente e de todo o processo dele, é muito interessante. Isso não cria uma rotina dentro da agência, estamos sempre criando, pesquisando. Isso é muito legal”.
Ele conta ainda que é satisfatório quando o trabalho mostra resultados reais para o cliente. “É gratificante quando tens esse respaldo do cliente que aquilo funcionou”.
O dia-a-dia dentro de uma agência, segundo ele, é corrido e os clientes pedem qualidade e muita agilidade nos projetos. Ter mais tempo para elaborar os trabalhos é raro, porém, muito válido para que o criativo não morra na primeira ideia. “Um dos maiores pecados de todo o criativo é ficar na sua primeira ideia”.
O publicitário lembra ainda que uma das melhores coisas na faculdade é que os professores passam uma ótima noção do campo de atuação. Um exemplo é como trabalhar com possíveis verbas, entre outras situações comuns no mercado.
Ele atualmente faz trabalhos publicitários como freelancer. A vontade de se dedicar ao meio acadêmico e a produção do artigo científico para o processo seletivo do mestrado em Design e Tecnologia o fez abrir mão da rotina frenética de uma agência para fazer trabalhos como freelancer.
Determinado, ele costumava falar aos professores que lhe davam aulas. “Um dia eu quero ser colega de vocês”. Quis e conseguiu. Apenas dois anos depois de formado, começou a lecionar a disciplina de Imagem, Som e Expressão, em parceria com a professora Silvana Lucas.
A oportunidade, segundo ele, surgiu quando, depois de formado, foi convidado pela coordenadora do curso de Comunicação Social, Darlete Cardoso, para lecionar um workshop sobre “Arte para criativos” em um festival interno. “Acho que ela gostou, porque depois, bem perto de dezembro, eu fui convidado para ser professor”.
Medeiros, hoje, leciona sozinho a disciplina de Imagem, Som e Expressão nos cursos de Jornalismo e PP, além da matéria de Criação Publicitária em Mídias Digitais na habilitação de PP. Para esta última disciplina, criou um blog chamado Publicitários Digitais, que destina-se especificamente aos trabalhos desenvolvidos em sala de aula.
Apesar de desempenhar diversas atividades, mantém ainda o blog Massa Cultural, em parceria com a amiga Carla de Bona e a noiva Geovana Tiscoski Martinello, a quem também auxilia na criação dos PaperToys.
Mais sobre os trabalhos desenvolvidos por Medeiros:
Portfolio - Flickr / Carbonmade
Blog pessoal - Versos e Rabiscos
Nenhum comentário:
Postar um comentário