terça-feira, 21 de setembro de 2010

Concurso CNN premia aluna e universidade

Daiana Carvalho – 2º semestre

Estudante do 6º semestre de Jornalismo da Unisul de Tubarão, Fabiola Oliveira foi uma das finalistas do Concurso Universitário de Jornalismo CNN de 2010 e recebeu na primeira semana de setembro a menção honrosa, que agracia os dez mais bem classificados.



Para ela, a notícia da classificação era inesperada. “Foi uma grande surpresa. Não esperava pelo resultado, fiquei muito feliz. Receber um diploma de menção honrosa por ter ficado entre os 10 finalistas creio que vai ser bastante relevante para o meu currículo profissional”.

O Farol de Santa Marta, de Laguna, foi o local escolhido para a produção da matéria classificada. Segundo a finalista, a escolha partiu de uma conversa com uma amiga. “Ela me falou do trabalho da preservação que o João Batista (líder comunitário que defende o patrimônio ambiental, histórico e cultural do local) realizava lá, pesquisei e pude constatar que a situação do lugar é bastante complicada e carece de ações governamentais. Vi que se encaixava perfeitamente no tema proposto pelo concurso e resolvi fazer a reportagem lá”.

Fabíola incentiva os acadêmicos a participar nas próximas edições do concurso e dá dicas de como fazer uma boa matéria: “Se dedicar muito, humanizar ao máximo o assunto, desde a escolha da pauta até a edição, montá-la de forma que ela realmente conte a história de um personagem, essa característica foi a que ficou mais evidente nas dez reportagens que foram classificadas”.

Segundo a aluna, o que chamou a atenção dela no Jornalismo foi a possibilidade de poder, com o trabalho, ajudar a melhorar a sociedade. “Por isso escolhi a profissão, para tentar fazer a minha parte e ajudar de alguma forma a sociedade e as pessoas”.

Para a acadêmica, a possibilidade de ser a vencedora e poder ir para Atlanta, nos Estados Unidos, conhecer os estúdios da CNN, seria muito legal e interessante, tanto do ponto de vista pessoal quanto profissional.

Uma das idealizadoras do projeto “Música Aqui”, Fabíola é uma jovem estudante de Jornalismo, de 20 anos, que almeja trabalhar com jornalismo impresso. “Gosto muito de fotografia, e de matérias mais elaboradas, contextualizadas, por isso gostaria de atuar em jornalismo de revista”.

. Acadêmicas criam site voltado para música

Devido aos estudantes da 5ª fase de Jornalismo terem desenvolvido e inscrito os vídeos, a Unisul de Tubarão foi a instituição de ensino que teve o maior número de trabalhos inscritos na 6ª edição do concurso. Receberá um “kit reportagem” com duas câmeras filmadoras Canon Vixia Hf S11 64gb, dois rebatedores dois em um de 110cm, dois microfones Sure com cabo, um tripé Weigef e dois fones de ouvido.

Para Fabíola, estudar em uma universidade que tem um histórico de vários alunos e ex-alunos bem sucedidos na área jornalística, que se destacam em premiações e concursos, como o da Associação dos Jornais do Interior de Santa Catarina (Adjori/SC) e do prêmio da Associação Empresarial de Criciúma (ACIC), dá credibilidade para a academia e incetiva os alunos. “Escolhi a Unisul para estudar, por saber do histórico do curso e dos ex-alunos. É motivante, porque você percebe que se eles conseguiram você também pode conseguir”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário