quinta-feira, 25 de novembro de 2010

ADJORI realiza jornada de Jornalismo na Unisul

Lilian Demo - 2º semestre



A Associação dos Jornais do Interior, em parceira com o curso de Jornalismo da Unisul, realizou nos dias 19 e 20 a 1ª Jornada Adjori de Jornalismo, no auditório do Cettal, campus universitário de Tubarão. Cerca de 17 pessoas, entre representantes de jornais da região, alunos e ex-alunos participaram do evento.

A 1ª Jornada iniciou com a apresentação do professor Ronaldo Sant’Anna, que falou sobre pesquisa jornalística, produção de pautas regionais e como regionalizar matérias nacionais.

Na manhã de sábado o professor Khaled Salama abordou a internet e como lidar com ela, a diferença entre site e portal, redes sociais e a democratização da informação. Em seguida, a professora Darlete Cardoso, relembrou alguns princípios da redação jornalística e o perfil do profissional.

À tarde, o professor Ildo Silva da Silva debateu questões éticas do jornalismo e assuntos que podem gerar pautas e que muitas vezes não são aproveitados. O professor João Lucas Cardoso encerrou a 1ª Jornada Adjori de Jornalismo, falando sobre diagramação,e depois atendeu individualmente os representantes de cada jornal, tirando dúvidas sobre o assunto.

Continue lendo...

quarta-feira, 17 de novembro de 2010

Adriane da Silva: persistência como mãe e voluntária

Daiana Carvalho - 2º semestre



"Se tem uma coisa que eu faço todos os dias é agradecer por todas as coisas boas e também pelas derrotas, pelos fracassos, porque esses fazem a gente amadurecer e se tornar humano, ver o mundo de outro jeito”, diz Adriane Lemes da Silva, acadêmica do 2º semestre de Jornalismo. Assim, ela encontrou forças para superar os obstáculos que já enfrentou.

Gaúcha de Lagoa Vermelha, Adriane vive em Santa Catarina desde 2003, na cidade de Braço do Norte. Aos 16 anos, viveu a experiência da maternidade e, segundo ela, o fato de repentinamente se ver sozinha e ter que ser pai e mãe ao mesmo tempo lhe ensinou a ser uma pessoa mais madura. “Vi muitos sonhos se perderem, renunciei a muitas coisas, mas foram todos esses obstáculos que me ensinaram a ter responsabilidade e a perceber que o meu filho se tornou tudo para mim, e hoje em dia eu não penso mais só em mim e sim primeiro nele”.

Segundo a futura jornalista, a escolha por morar em Santa Catarina foi devido ao fato de sua mãe precisar de cuidados especiais, como boa parte de sua família reside no estado, isso facilitaria o atendimento. Adriane já cursava Jornalismo no Rio Grande do Sul, mas teve que parar o curso. Só após sete anos voltou a estudar.

Com 25 anos, dedicada e com uma personalidade forte, Adriane se considera um pessoa humilde, é bombeira voluntária no Corpo de Bombeiro de Braço do Norte, onde cumpre uma carga horária de 36 horas semanais, e durante o horário comercial atua como caixa de um posto de combustível.

Para a estudante, apesar da rotina ser muito cansativa e agitada, o que dá força para ela perseverar é a vontade de dar uma vida, um futuro diferente para o filho. “Depois que você tem um filho, a sua vida já não é mais a sua vida, você vai ter que pensar em duas vidas, no que você vai dar para ele”.

Adriane relata que gosta de trabalhar com pessoas, pensou até em cursar Psicologia, porém optou por Jornalismo devido ao sonho que ela tem de escrever um livro falando de sua experiência de vida. “Sou nova ainda, mas já vivi muitas coisas, como gosto de escrever vejo, através do jornalismo, do livro, a oportunidade de contar, mostrar todas as coisas que vivi. O jornalista tem o papel fundamental de apurar as notícias e informar, quero fazer o meu papel, não quero ser a melhor”, complementa ela.

Continue lendo...

Projeto integrado promove a conscientização do aluno

Daiana Carvalho e Lilian Demo - 2º semestre



Com o tema “exclusão”, o Projeto Integrado do 2º semestre de 2010, realizado na última sexta-feira, apresentou os trabalhos realizados pelas turmas de Jornalismo (JNL) e Publicidade e Propaganda (PP) do curso de Comunicação Social da Unisul, do campus universitário de Tubarão.

Os trabalhos desenvolvidos pelos alunos demonstraram bastante criatividade e ao mesmo tempo causaram impacto, ao retratar de modo semelhante fatos verídicos da sociedade. Durante a exposição foram exibidos curtas-metragens, fotos, cartazes, interpretações de diversas situações, além da decoração diferenciada do corredor e das salas do bloco H.

Para o estudante do 2º semestre de PP, Oscar Fernandes Vellozo Neto, o projeto permite ao acadêmico uma visão diferenciada do contexto social. “É um assunto o que está aí e a gente não vê, e quando é questionado é que a gente percebe que ele está aí, por todos os lados”.

Segundo a coordenadora do curso de Comunicação Social, Darlete Cardoso, o evento, além de promover a interdisciplinaridade, auxilia na compreensão dos conteúdos abordados em sala de aula. “Trabalha com um tema e foco específico, uma disciplina com relação à outra, em nível de turma, fazendo com que o aprendizado teórico e prático andem juntos”, explica a professora.

“Falar é fácil. Ver e retratar muda o seu modo de pensar”, declara a acadêmica da 6ª fase de JNL, Laís Clemes, ao falar da programação, que neste semestre abordou aspectos relevantes como a importância do voto consciente, bullying, homossexualismo, exclusão midiática, mercado de trabalho, profissões marginalizadas, moradores de ruas, etc.

De acordo com o ponto de vista do professor, Khaled Salama, a criatividade com que os acadêmicos expõem o tema é muito interessante, promove a reflexão. “Nós vivemos em uma sociedade de aparências. Eu estava assistindo os vídeos do quarto semestre e uma faxineira falava que se achava uma profissional de muito sucesso, que sustentou a família. Nos padrões da sociedade ela não tem um carro bonito, uma casa com móveis de última geração, no entanto ela se sente feliz. A importância é justamente essa, mostrar para as pessoas que visitam o evento, a realidade que nós vivemos e fazer com que lá fora elas possam ser portadoras dessa noção que vivemos esse problema”.

Continue lendo...

segunda-feira, 1 de novembro de 2010

Luiz Carlos Prates fará palestra na Unisul

Daiana Carvalho - 2º semestre

O jornalista e comentarista Luiz Carlos Prates, da RBSTV de Santa Catarina, vai falar para alunos, funcionários e professores da Unisul sobre Competência, personalidade e paixão, no dia 16 de novembro. A palestra acontecerá no Espaço Integrado de Artes (Bolha) e será aberta ao público.

A palestra terá início às 19h30min e vai abordar estresse profissional, desânimos existenciais que prejudicam o aprendizado, a criatividade nos negócios, a saúde e o surgimento de doenças psicossomáticas. O objetivo é apresentar ações que ajudem as pessoas a administrar melhor as informações que recebem e a obter sucesso através de suas habilidades, aplicadas ao trabalho e à vida pessoal.

As inscrições devem ser realizadas até o dia 12, na Associação Empresarial de Tubarão (ACIT) ou através do fone 48 3626 6222. O valor é de R$ 50,00. Colaboradores e alunos da Unisul e associados da ACIT têm direito a desconto de 50%.

Continue lendo...