segunda-feira, 26 de maio de 2008

Internet: ajuda ou atrapalha a aula?

por Mariana Alcântara

Por mais que os técnicos de computação de escolas e universidades tentem bloquear, não adianta, o alunos sempre dão um jeito de usar o MSN e o Orkut durante aulas em laboratório de computação. Estas aulas, auxiliadas por computadores, são feitas para aumentar a interatividade dos alunos e formas de pesquisar, mas acabam sendo confundidas com um espaço para ficar navegando na Internet.

Alguns alunos conseguem escapar da “tentação” de dar uma olhadinha no MSN, mas muitos deles admitem que se bate-papos e sites como o Orkut fossem realmente bloqueados, prestariam mais a atenção nas aulas. Segundo Manuela Prá, estudante de jornalismo, muitos alunos ainda não estão preparados para lidar com isso porque deixam a aula de lado, e os professores não sabem lidar com a capacidade dos alunos de fazer as coisas ao mesmo tempo.

“Gosto de pessoas mais do que monitores, mas às vezes é inevitável trocar uma fala monótona por algum “bafão” no MSN”, admitiu a estudante.

Estudiosos estão oferecendo uma solução, como Cybele Meyer, que diz que professores tem que aproveitar estas ferramentas da internet para se aproximar mais dos alunos. “Através das comunidades que os alunos se associam, dos textos compartilhados, das fotos, vídeos, gifs e tudo o mais que o Orkut permite, o professor tem atributos para conhecer o perfil do seu aluno podendo, caso necessário, orientá-lo, informá-lo sobre as conseqüências de determinadas atitudes, sobre os perigos que certas comunidades oferecem”, declarou Cybele.

Muitas universidades estão utilizando a internet para formar acadêmicos através do ambiente virtual. Ele dá oportunidade para estudantes de cidades que não tem universidade e é mais barato. Ferramentas que existem no Orkut e MSN, como fóruns, sala de bate papo, recados e mural de exposição, vídeos e fotos, dão a interatividade necessária aos alunos. Embora existam muitas controvérsias sobre esta educação à distância, é uma forma de aprender a usar estes recursos para os alunos se envolverem com o aprendizado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário