quarta-feira, 31 de outubro de 2007

Unisul TV apresenta balanço de atividades para vereadores

Sistema Integrado de Comunicação (SIC)

A Unisul TV apresentou na sessão da Câmara de Vereadores de Tubarão desta segunda-feira (29/10) o balanço do primeiro ano das atividades. Ildo Silva, diretor da Unisul TV, Teresinha Silveira, diretora comercial do canal, e Fabian Martins de Castro, chefe de gabinete da reitoria, estiveram presentes na sessão a convite do vereador Edson Firmino.

“Esse é mais um sinal de reconhecimento, só consolida o compromisso da TV com a comunidade”, destacou Castro sobre a importância do canal para a região.

Um vídeo institucional foi exibido mostrando os detalhes desse primeiro ano de funcionamento. São 21 horas de programação regional, três telejornais produzidos de segunda a sexta, além de programas esportivos, culturais, prestação de serviços e direitos. O arquivo da Unisul TV já conta com mais de mil horas de gravações, numa programação que tem seu início diário as 7h30min.

Estiveram presentes na sessão cerca de 20 pessoas da comunidade além dos vereadores mirins e seus suplentes.

“A Unisul TV não é da Unisul, é da comunidade”, destacou Ildo Silva durante a apresentação do balanço.



Os vereadores presentes teceram muitos elogios à emissora e propuseram desafios para os próximos anos de funcionamento, como uma parceria com a Associação de Comércio e Indústria de Tubarão, para medir de forma mais completa o desenvolvimento.

Silva destacou ainda que é possível crescer e levar o sinal da televisão para outras regiões, mas para isso é preciso investimento e parcerias.

“Estamos trabalhando naquilo que a comunidade deseja, mas para aumentar a abrangência precisamos de parceiros”, completou.

O destaque dado à população local foi um dos fatores mais elogiados pelos vereadores e a repercussão das notícias locais também, o que comprova a audiência do canal.

“Antes o rádio é que supria os anseios da comunidade, faltava esse espaço na televisão para o município”, ressaltou o vereador Felipe Luiz Colaço.

“Essa sessão na câmara é importante para que os representantes do povo saibam as ações que estão sendo realizadas, por que eles representam a comunidade, e é para a comunidade que estamos fazendo nosso canal”, finalizou Silva.

Continue lendo...

terça-feira, 30 de outubro de 2007

Stalimir Vieira fala sobre criatividade para alunos de Comunicação Social

Lucas Lemos (4º semestre) e SIC

Criatividade. Para o publicitário Stalimir Vieira, esta é a palavra chave para uma boa propaganda e para consagrar marcas e produtos.



De acordo com Vieira, é necessário estabelecer um raciocínio criativo. Para isto, se deve realizar reflexões. Não há como estabelecer os passos certos a seguir. Cada pessoa cria um método diferente. Para o publicitário, o mais importante é ter atitude diante da vida. Isto revela ação e força de vontade.

Em palestra para os alunos de Comunicação Social, na segunda-feira, dia 29, Vieira passou tópicos que considera importante. Reunido com os universitários no auditório do Cettal, o publicitário destacou a importância de ser curioso. “Com a curiosidade, somos impulsionados a perguntar. Isto nos possibilita um maior aprendizado, um diferencial em relação a quem não é curioso”.

Outro aspecto abordado foi o risco. Vieira questiona "para que aprendemos a andar”? Segundo ele mesmo, quando crianças, engatinhamos para poder ir para a frente. “Quando adultos, devemos ter a mesma idéia. Apesar dos riscos que se tem ao caminhar, não se deve ter medo. O risco é constante na vida das pessoas e é preciso enfrentá-lo”.

Para criar boas campanhas, também são necessárias boas informações. De acordo com Vieira, manter-se informado é sempre uma boa arma. Com notícias, músicas e aspectos culturais atuais, é mais fácil atingir os consumidores. Porém, não basta ter boa informação. É necessário ter sensibilidade. Isto vale mais do que uma pesquisa.

Cases
Após discursar sobre o processo criativo, Vieira revelou os bastidores de quatro campanhas. A primeira foi de um sapato. Em função do curto tempo que tinham para entregar um anúncio, um funcionário da agência onde trabalhava fez o layout sozinho. Porém, a escrita e o formato não combinavam com o produto. Ao ver o anúncio, Vieira deixou somente o sapato na página. “Esta é uma maneira de fazer com que a pessoa foque no principal, o produto oferecido”.

O segundo caso contado foi o de uma companhia aérea de pequeno porte. Para aumentar o número de passageiros, foi investido em um diferencial: uísque 12 anos. Além de não ter nas outras empresas, o produto também deixou os clientes mais a vontade dentro dos aviões.

A história mais cara, contada por Vieira, foi a do MCDonalds. Ao trabalhar em uma agência na Argentina, ele foi encarregado de levantar as vendas de fast food em plena crise econômica do país. Porém, os grandes empresários da franquia não queriam inovar. Até que decidiram gastar milhões de dólares para uma nova campanha. As propagandas foram realizadas no Brasil. O final dessa história termina em tragédia. Enquanto o MCDonalds seguia a mesma linha de propagandas, o concorrente investia em humor e com isso, sempre tinha pessoas em suas lanchonetes. O valor investido pela empresa americana não teve retorno.

Um dos pontos altos da palestra foi a apresentação de uma campanha feita com menos de 50 dólares, em que os funcionários do supermercado cliente faziam o papel de atores, em pequenos filmes trashes. O tosco foi utilizado como argumento e o slogan dizia: “As ofertas são tão boas que não importa que a propaganda seja tão ruim”.

“Em 32 anos de carreira, essa é a campanha que eu guardo. Superamos as dificuldades, no caso os 50 dólares para se fazer uma propaganda, e utilizamos isso a nosso favor. A campanha foi um sucesso”.

Vieira é autor dos livros “Raciocínio Criativo na Publicidade” e “Marca: o que o coração não sente os olhos não vêem”, além de ser co-autor do livro “Propaganda: profissionais ensinam como se faz”.

Continue lendo...

segunda-feira, 29 de outubro de 2007

Ex-aluno da Unisul recebe Prêmio ANTF de Jornalismo



O jornalista Ricardo Dias, da Unisul TV, vencedor do Prêmio ANTF de Jornalismo 2007 na categoria Telejornalismo, recebeu a premiação no Expo Center, em São Paulo. O evento foi realizado na última quinta-feira (24/10).

Ele foi o único representante da Santa Catarina na terceira edição do concurso que teve a participação de profissionais e veículos de comunicação de todo o país. O Prêmio valoriza os trabalhos jornalísticos de qualidade e incentiva a divulgação de informações relevantes sobre o setor ferroviário.

A reportagem vencedora de Ricardo Dias, que competiu com profissionais de todo o Brasil, conta a história e o desenvolvimento da estrada de ferro na região de Tubarão.

“Foi um prêmio que mostra a qualidade do que se produz aqui. Eu conquistei, mas todos da Unisul TV estão de parabéns. Ver jornalistas de outras regiões do Brasil serem premiados e eu, representando Santa Catarina, foi um orgulho e uma satisfação imensa”, disse Dias.

Ricardo Dias tem 24 anos, é natural de São Paulo, e reside em Tubarão desde 1985. Formou-se em jornalismo em 2006 pela Unisul. Já realizou trabalhos de assessoria de imprensa para empresas, órgãos públicos e privados da região Sul do Estado. Atualmente trabalha como repórter da Unisul TV, afiliada da TV Cultura de São Paulo.

O Prêmio ANTF de Jornalismo é promovido pela Associação Nacional dos Transportadores Ferroviários (ANTF), com o apoio da Associação Brasileira da Indústria Ferroviária (Abifer) e do Sindicato Interestadual da Indústria de Materiais e Equipamentos Ferroviários e Rodoviários (Simefre).

Continue lendo...

quarta-feira, 24 de outubro de 2007

Transferida primeira palestra do Unisul Contexto

Recado deixado no quadro branco do auditório

A palestra de abertura do Unisul Contexto para a área de Comunicação Social, Identificando o potêncial criativo, proferida pelo publicitário Stalimir Vieira, foi transferida para o dia 29, próxima segunda-feira, no auditório do Cettal.

A coordenadora do curso, Darlete Cardoso, informou que o vôo do palestrante atrasou e por isso a apresentação, que estava marcada para esta segunda-feria, 22, teve nova data definida.

Como alternativa para os alunos não perderem o dia de aula, houve um encaminhamento para a palestra de abertura oficial do evento, no Espaço Integrado de Artes (EIA). O dr. Rogério Silva Portanova falou sobre Conhecer, refletir e produzir: as interfaces das relações humanas.

Continue lendo...

sexta-feira, 19 de outubro de 2007

Ex-aluno é finalista de prêmio da Editora Abril

O ex-aluno de PP Diego Piovesan, diretor de arte da Idcom, é um dos cinco finalistas do Prêmio Criatividade Jovem Volta ao Mundo Negresco (criado pela Editora Abril e patrocinado pela Nestlé), na categoria ilustração, entre mais de 2 mil inscritos de todo o país.

O trabalho está exposto no site do concurso. Agora a escolha é por votação pública, que vai de 15 de outubro a 23 de novembro.

Vamos ajudá-lo a ganhar mais este prêmio, votando no endereço acima. Só 40 finalistas passarão para a etapa semifinal. A votação deve ser feita aqui, onde estão expostos o nome do finalista e o material desenvolvido por ele.


No Unisul Contexto, Piovesan vai estar ministrando a oficina A Arte para Criativos (na sala 105, bloco H do Cettal).

Continue lendo...

quarta-feira, 17 de outubro de 2007

Cia. de Teatro estréia duas peças

Alunos de Comunicação Social integram elenco.

Thiago Oliveira (2º semestre)

Dois espetáculos estrearam no auditório do Espaço Integrado de Artes (Unisul/Tubarão) este mês: “Os Saltimbancos”, clássico dos palcos brasileiros, traduzido por Chico Buarque de Holanda, no dia 10 de outubro; e “Bailei na Curva”, uma comédia que conta a história de sete pessoas em três décadas e tem como pano de fundo os fatos políticos do Brasil, apresentado na noite do dia 16.

As peças são produzidas pela Cia de Teatro Unisul, que integra as atividades artísticas da Universidade, e dirigidas por Ilza Laporta. Quatro alunos de Comunicação Social – Jailson Vieira, Jackson da Silva Souza e Mariane Lidório Mendes, na peça “Bailei na Curva”, e Ioton Neto, em “Os Saltimbancos” – estão no elenco.

“Os Saltimbancos”, peça inspirada no conto “Os músicos de Bremen”, conta a história de quatro animais que fogem dos seus donos por causa dos maus tratos, e juntos montam um grupo musical. Para a diretora, Ilza Laporta, o musical será o diferencial desta temporada.

– São raras as peças que podemos assistir na região que são produzidas desta maneira. Saltimbancos é sucesso em todo o país e agora temos a oportunidade de nos divertirmos com este belo espetáculo – comenta Ilza.

Já a peça “Bailei na Curva”, originalmente escrita por Júlio Conte, mostra a história de sete crianças que crescem juntas e passam por momentos importantes da história do Brasil, do golpe militar de 64 até o movimento das Diretas Já. É uma obra sobre as descobertas da vida, as amizades, estudos, namoros e o amadurecimento de cada personagem, o que leva o público a entender o que os jovens que viveram naquelas décadas pensavam e queriam.

Agenda

Saltimbancos
23 de outubro (3ª feira) – 15 horas – Auditório do Espaço Integrado de Artes
8 de novembro (5ª feira) – 14h30min – Centro Municipal de Cultura

Bailei na Curva
23 de novembro (6ª feira) 19h30min – Centro Municipal de Cultura

Continue lendo...

Comunicação Social no Unisul Contexto

Thiago Oliveira (2º semestre)

O Unisul Contexto, que será realizado entre os dias 22 a 27 de outubro, é uma série de eventos destinada aos acadêmicos de todos os cursos. Serão oferecidas palestras, oficinas, mini-cursos, entre outras atividades.

Veja abaixo a agenda dos eventos de Comunicação Social e faça sua inscrição já.

22/10 – Palestra
19h15min
Identificando o Potencial Criativo* - Stalimir Vieira
*Está no site com o título: Comunicação Social e as Novas Tecnologias
Local: Auditório do Cettal
Nº de Vagas: 150

Apresentação Cultural
23/10 – 19h15min e 24/10 – 9h
Circuito de Música, Poesia e Reflexões Coletivas
Grupo Voluntários da Pátria e Detonauta Tico Santa Cruz
Local: Espaço Integrado de Artes
Nº de Vagas: 700

24 a 26/10 – Oficinas
Direção de Fotografia – Rubens Angelotti
Local: Laboratório de TV / Cettal
Nº de Vagas: 20

A Arte para Criativos – Diego Piovesan
Local: Sala 105 Bloco H / Cettal
Nº de Vagas: 40

Jornalismo Multimídia – Khaled Salama
Local: Sala 106 Bloco H / Laboratório Gráfico 1 Bloco G / Cettal
Nº de Vagas: 20

Jornalismo Esportivo – Giovanna Flores, Felipe Christ e Edmilson Ortiz
Local: Sala 107 Bloco H / Cettal
Nº de Vagas: 40

Organização de Eventos – Linda Cover e Rita Vasconcelos
Local: Sala 109 Bloco H / Cettal
Nº de Vagas: 40

Assessoria de Imprensa – Breno Maestri
Local: Sala 110 Bloco H / Cettal
Nº de Vagas: 40

Continue lendo...

segunda-feira, 8 de outubro de 2007

Acadêmica de Publicidade é premiada em concurso literário

Release do SIC

O lápis amava a borracha, que por sua vez amava a caneta e, com um simples movimento, apagava todos os traços de amor que o primeiro lhe dedicava. A triste história do lápis apaixonado é narrada no conto “O romance do lápis e da borracha”, da acadêmica do sexto semestre de Publicidade e Propaganda da Unisul, campus de Tubarão, Janine Salvaro, que ficou em segundo lugar em um concurso realizado pela Academia Criciumense de Letras (ACL).

Os vencedores do 8º Concurso Literário da ACL 2007 foram divulgados na quarta-feira (3/10). Ao todo, concorreram 1.143 trabalhos nas categorias conto, crônica e poemas.

Janine conquistou o segundo lugar na categoria conto adulto.

– Era uma idéia que eu tinha desde a quarta série primária. Aí resolvi reescrever e enviar. Fala sobre um amor não correspondido. Ficar em segundo lugar foi um incentivo para continuar a escrever e me aprimorar cada vez mais – comenta.

Essa edição do concurso recebeu inscrições de pessoas de 60 municípios do sul, meio-oeste e região serrana de Santa Catarina, com idades entre 7 e 79 anos.

As obras premiadas serão editadas na Revista Acadêmica Nº 9, que será lançada em novembro. A cerimônia de premiação será realizada no dia 14 de novembro, no teatro Elias Angeloni, em Criciúma.

Continue lendo...

Reportagem sobre leito materno vence Prêmio Unimed

Release do SIC

A reportagem de TV “Leite Materno: A Gota da Vida” foi uma das vencedoras do Prêmio Unimed de Jornalismo 2007. O trabalho foi realizado pelos jornalistas recém-formados pela Unisul, Saimon Novack e Thaís Ramos, e foi uma reedição do Projeto Experimental de TV realizado no segundo semestre de 2006. A entrega da premiação foi realizada na sexta-feira (28/9), em Joinville.

A reportagem, veiculada na Unisul TV, expõe a importância do aleitamento materno e da doação de leite. Durante um ano, a dupla entrevistou mães, médicos, especialistas, capturou imagens e acompanhou o crescimento dos bebês que receberam leite das mães doadoras.

Saimon e Thaís concorreram na categoria Destaque Acadêmico e pelo primeiro lugar ganharam R$ 2 mil. O trabalho já foi vencedor na mesma categoria no sétimo Prêmio Acic (Associação Empresarial de Criciúma) realizado no primeiro semestre de 2007.

"Ganhar o prêmio foi uma satisfação indescritível. É a coroação pelos quatro anos de estudos intensos durante o curso e por toda a dedicação que tivemos ao fazer esse projeto, durante um ano todinho. Na hora em que chamaram nosso nome como vencedores, foi como se todo o trabalho, exaustão e cansaço que sentimos durante a execução do projeto, fossem maravilhosamente recompensados naquele momento. Para a carreira, isso é bastante positivo, estamos construindo nosso currículo com uma premiação tão visada pela classe jornalística e de abrangência estadual. Agradeço a todos que deram força para que o documentário se tornasse viável, e acreditaram no nosso potencial", diz Thaís.

"Receber um prêmio é sempre muito bom. E quando esse prêmio se refere a um trabalho que te dá prazer, é melhor ainda. É importante porque cria um incentivo na busca da eficiência, do esmero. Por outro lado, é um estímulo para que continuemos a trilhar este caminho fascinante que escolhemos, o jornalismo. A primeira colocação no Prêmio Unimed de Jornalismo sela um período de muito esforço de uma dupla que se trabalhou incansavelmente para fazer um jornalismo social e produzir uma peça humanizada, que além de informar pudesse conscientizar a sociedade sobre a importância do aleitamento materno. Alcançamos nosso objetivo. Por fim, a premiação veio para coroar os anos de dedicação na faculdade e vigorar o currículo profissional", acrescenta Novack.

Concorreram ao prêmio Unimed, que neste ano teve como foco “Saúde”, 173 trabalhos de todas as regiões de Santa Catarina. O Prêmio Unimed de Jornalismo reuniu matérias veiculadas na mídia catarinense de 16 de agosto de 2006 a 31 de julho de 2007 e se dividiu nas categorias: Jornal/Revista, Rádio, Televisão e Destaque Acadêmico.

Continue lendo...

Repórter da Unisul TV ganha Prêmio ANTF de Jornalismo

Release do SIC

O jornalista da Unisul TV Ricardo Dias foi o vencedor do Prêmio ANTF de Jornalismo 2007 na categoria Telejornalismo. Ele será o único representante da Santa Catarina na terceira edição do concurso, que tem a participação de profissionais e veículos de comunicação de todo o país. O prêmio valoriza os trabalhos jornalísticos de qualidade e incentiva a divulgação de informações relevantes sobre o setor ferroviário.

A reportagem vencedora de Ricardo Dias conta a história e o desenvolvimento da estrada de ferro da região de Tubarão. Pelo primeiro lugar ele irá receber um prêmio de R$ 3 mil, além de troféu e diploma.

“Este prêmio é um incentivo profissional para mim e também para toda a equipe que faz a Unisul TV, pois apesar de um profissional estar sendo premiado, a vitória é o reflexo do empenho de todos”, diz Dias.

A entrega da premiação será no dia 25 de outubro, em São Paulo.

O Prêmio ANTF de Jornalismo é promovido pela Associação Nacional dos Transportadores Ferroviários (ANTF), com o apoio da Associação Brasileira da Indústria Ferroviária (Abifer) e do Sindicato Interestadual da Indústria de Materiais e Equipamentos Ferroviários e Rodoviários (Simefre).

Além da categoria Telejornalismo, também são premiadas as melhores reportagens nas categorias jornal impresso de alcance regional – regiões Norte e Nordeste –, jornal impresso de alcance regional – região Centro-Oeste –, jornal impresso de alcance regional – região Sul –, jornal impresso de alcance regional – região Sudeste –, revista impressa, radiojornalismo, website, publicação impressa especializada em logística e fotojornalismo.

Continue lendo...

Primeira macarronada do curso de comunicação social é sucesso


Julie Menegaz (4º semestre)

A 1ª Macarronada do Curso de Comunicação Social, realizada no dia 29 de setembro, na Associação Beneficente das Centrais Elétricas de Santa Catarina (Abecelesc), em Tubarão, foi um sucesso. O evento fez parte das comemorações de 15 anos do curso e contou com a presença de aproximadamente 300 pessoas, entre elas alunos, ex-alunos e professores.

A confraternização proporcionou aos alunos o contato com os alunos já formados e que já estão trabalhando, o que possibilitou conversar sobre a situação do mercado de trabalho na região, além da troca de experiências e dicas.

“É importante que a universidade proporcione aos seus acadêmicos uma integração não só entre eles, mas com as pessoas que já atuam no mercado. A festa foi isso, uma grande confraternização entre professores, acadêmicos e profissionais do mercado”, diz o aluno do 7ªº semestre de Jornalismo, Lucas Borges.

A animação ficou por conta do DJ Robinho e do grupo Ninguém em Casa. Com o sucesso da festa, a coordenação do curso já se prepara para uma próxima edição do evento.

“O clima era agradável, de confraternização, todo mundo bem alegre e fazendo a integração. Pela animação que sentimos do pessoal, estamos motivados a promover a festa todos os anos”, conta Darlete Cardoso, coordenadora do curso.

Ouça aqui o podcast da matéria.

Continue lendo...

sexta-feira, 5 de outubro de 2007

Alunos de Jornalismo lançam revista

Release do SIC

Exorcismo, I-doser e lei dos bares estão entre os temas tratados na primeira edição da Revista Subversiva, projeto de quatro acadêmicos de Jornalismo da Unisul, campus de Tubarão .

“Ela estava sentada em um sofá, e de repente passava por cima da mesa sem tocá-la e sentava-se na cadeira no outro lado da sala”. O relato surreal do padre Elias Della Giustina, da Comarca de Tubarão, ilustra a matéria principal da primeira edição da revista Subversiva, projeto dos acadêmicos de Jornalismo da Unisul Artur Zingano Jr, Caroline Almeida, Júlia Medeiros e Leonardo Mendes, que chegou às bancas essa semana.

O padre fala sobre exorcismo e conta casos em que foi chamado para realizar o ritual. Além da matéria de título “Xô Satanás”, a revista traz reportagens sobre o I-doser, programa de computador que promete simular o efeito de drogas, e a nova lei dos bares.

Artigos, crônicas, dicas de livros, filmes e discos e uma seção de utilidades completam a publicação.

“Escrevemos sobre aquilo que gostaríamos de ler. Não existia nenhuma revista semelhante na região, então resolvemos criá-la”, comenta Caroline. A publicação será mensal e está à venda, por R$ 2,00, nas bancas dentro da Unisul e no centro de Tubarão.

Continue lendo...