terça-feira, 30 de junho de 2009

Jornalistas e acadêmicos debatem a desregulamentação do diploma


Por Thiago Oliveira

Foi realizado no auditório do Cettal, Unisul de Tubarão, segunda-feira (29), um debate sobre a desregulamentação do diploma de Jornalismo.

Estiveram presentes na discussão mediada pelo professor Ronaldo Sant’Anna, o presidente do Sindicato dos Jornalistas de Santa Catarina, Rubens Lunge, o editor do Diário do Sul, Caetano Machado, o diretor geral da Unisul TV e professor, Ildo Silva, e o diretor de Jornalismo da Unisul TV e professor, Rafael Matos.

Para Lunge, os estudantes reclamaram da decisão do STF, mas não se mobilizaram. “Eles só arrancaram o nosso diploma porque não tivemos força para mantê-lo. Achávamos que não fariam isso. O diploma não vai voltar se não lutarmos”, afirmou.

Caetano acredita que com o fim da obrigatoriedade do diploma de Jornalismo, está-se criando um mundo sem leis, e é o voto que pode mudar isso. “Cada voto é uma arma pela democracia”, disse.

Segundo o professor Rafael Matos, muito do que aconteceu se deve ao fato de que a classe dos jornalistas é desunida, e poucos são sindicalizados. Além disso, ele citou que o repórter cobre as lutas de todas as categorias trabalhistas, mas quando é ele que deve lutar, acaba por não tomar partido. Mesmo assim, Matos afirmou que o fim do diploma não vai mudar nada para quem busca a qualificação profissional.

“Ninguém veio para a faculdade por causa do diploma. Se fosse por isso, todos estariam em algum curso mais barato. Deve-se buscar a educação, a qualificação”, defendeu.

Já o professor Ildo Silva disse que não acredita em mobilizações de âmbito regional. “Do que adianta fazer barulho aqui se ninguém lá em Brasília vai ouvir? O que deve ser feito é encher os gabinetes dos ministros de cartas e e-mails, só assim seremos levados a sério pelo que queremos”.

Ele também defendeu a especialização do jornalista na frente do diploma. “Em países como os Estados Unidos, o jornalista não precisa de diploma para exercer a profissão. Mas os melhores profissionais são aqueles que passaram pela universidade”, enfatizou.

Ao fim do debate, ficou a sugestão da criação de um selo de qualidade para defender os jornalistas diplomados. A idéia surgiu no debate que foi realizado em Criciúma.

Continue lendo...

segunda-feira, 29 de junho de 2009

Debate sobre a desregulamentação do diploma de jornalismo

Por Thiago Oliveira

Será realizado nesta segunda-feira (29/6) um debate sobre a desregulamentação da profissão de jornalista que contará com a presença do presidente do Sindicato dos Jornalistas de SC, Rubens Lunge. Também participarão, representando a imprensa regional, Caetano Machado, editor do Diário do Sul, e os professores Ildo Silva, diretor geral da Unisul TV, e Rafael Matos, diretor de Jornalismo da Unisul TV.

O debate será realizado entre as 19h15min e 21h, no auditório do Cettal.

Continue lendo...

O Sucesso do 2º Plus


Por Thiago Oliveira

A última noite do 2º Plus trouxe uma surpresa aos participantes. Foi entregue o troféu do júri popular, que premiou os alunos Fillippi Dias, Conrado Macalossi e Guilherme dos Santos, da 3ª fase de Publicidade e Propaganda, responsáveis pela peça eletrônica (vídeo) “Viva os seus direitos”.

O 2º Plus contou com quase 300 trabalhos inscritos, aproximadamente 60% a mais do que no ano passado. Além dos alunos da Unisul de Tubarão, outras cinco universidades enviaram trabalhos acadêmicos.

Dos 54 prêmios entregues, 41 foram para alunos da Unisul de Tubarão; seis para a Unisul da Pedra Branca; quatro para a Unoesc de Joaçaba; três para a Furb Blumenau e um para a UFSC.

O grande premiado do festival foi o aluno da 5ª fase de Jornalismo da Unisul de Tubarão, Renam Meinen, que recebeu quatro prêmios.

“Acredito que o Plus seja de fundamental importância para os acadêmicos. É a chance que temos para mostrar nosso trabalho e avaliá-lo. E, em um festival como esse, onde várias empresas participam, existe ainda a possibilidade de mostrar a nossa cara para essas companhias. Além de adquirir experiência, por meio da participação nas palestras e da inscrição de trabalhos, pode se sair empregado. Quanto à premiação, acho que dá novo ânimo para seguir com os estudos e me capacitar. É bom saber que aquilo que faço começa a ser reconhecido”, disse Meinen.

Além do grande número de inscrições, outros fatores ajudaram no sucesso do 2º Plus, como a mudança do local, que ano passado foi no auditório do Cettal, para o Espaço Integrado de Artes, e ainda, a grande divulgação feita nos veículos de comunicação da região.

No encerramento do festival (que contou com a presença da diretora do campus, Milene Kindermann), a coordenadora do curso de Comunicação Social, Darlete Cardoso, afirmou que o Plus ficou gigante, seja pelo nível dos palestrantes, pelos temas discutidos e pela participação do público.

“O Plus deu cor à universidade, e temos muito orgulho de dizer que ele foi um sucesso, e que na sua segunda edição, já é um evento consolidado”, afirmou.

Para a Angélica Brunatto, aluna da 3ª fase de Jornalismo, o Plus foi importante já que permitiu a ela ter contato com nomes importantes do meio da comunicação.

“Eu pude ver e conhecer um pouco do trabalho das outras universidades, o que foi importante para o meu aprendizado e para mim como pessoa”, contou Angélica.

Continue lendo...

sexta-feira, 26 de junho de 2009

Curta dos alunos de publicidade encerra o 2º Plus

Por Thiago Oliveira


A apresentação do curta-metragem “Dois Toques” marcou o encerramento do 2º Plus – Festival Universitário de Comunicação.

A obra faz parte do projeto "Curta que é bom", no qual todo semestre os alunos da 6ª fase de Publicidade e Propaganda realizam um curta na disciplina de Produção Publicitária em TV e Cinema, ministrada pelo professor Mauro Fucilini.

A história do curta, que fala de um romance indefinido, foi estabelecida num brainstorm entre os alunos. Geovana Martinello roteirizou e Rodrigo Alexandrino dirigiu o filme, que contou com dois atores de fora do curso.

“Dois Toques” é também o primeiro curta produzido na Unisul com trilha sonora composta. A música, que tem o mesmo nome do filme, foi feita pelos alunos Mário César Júnior e Leandro Cachoeira.

Para a aluna Aline Rufino, a experiência acrescentou muito. “Foi muito bom. Fizemos uma coisa totalmente diferente do que estamos acostumados, e que ainda serviu para unir bastante a turma”.

Continue lendo...

quinta-feira, 25 de junho de 2009

Confira os premiados do terceiro dia do 2º Plus

Por Thiago Oliveira

Nesta quarta-feira (24/6) foi realizada a segunda e última parte da premiação do 2º Plus.

Confira abaixo os vencedores

PUBLICIDADE E PROPAGANDA

Categoria Peça Eletrônica: áudio – Troféu Gênova

3º Lugar:
Jingle Conquistas Pizza Hut
Alunos Michel Schimitt; Ana Carolina Maroco; Camila Schmitt; Gislaine Bastos; Vinicius Koffke – Furb Blumenau

2º Lugar:
Água
Alunos Cristiane Mara Bohnen; Michel Bordignhon; Laís Fernanda Leite; Isabel Toalolo; Airton Fabro – Unoesc Joaçaba

1º Lugar:
Respeito no trânsito
Alunos Monica Cristina Shimitz; Vanessa Balestrim; Marcos André Macedo Martins; Jacqueline Zanotto; Karine Barbosa; Andressa Dotta – Unoesc Joaçaba

Categoria Peça Gráfica - Troféu Deluhe

3º Lugar:
Além de um olhar 2
Alunos Fillippi Dias e Conrado Macalossi – Unisul Tubarão

2º Lugar:
Derreta
Aluno: Lucas Fernandes – Unisul Tubarão

1º Lugar:
Abre Alas Honda
Aluno: Marcelo Pacheco – Unisul Tubarão

Categoria Fotografia Publicitária – Troféu GT América

3º Lugar:
Viver sem fronteiras
Aluna Cristiane Mariot – Unisul Tubarão

2º Lugar:
Footwar
Alunas Virgínia Pinho e Vanessa Joaquim da Silva – Unisul Tubarão

1º Lugar:
Incondicional
Aluno: Vanessa Joaquim da Silva – Unisul Tubarão

JORNALISMO

Categoria Grande Reportagem Impressa – Troféu Hexa Comunicação

3º Lugar:
Obesidade: o mal do século
Alunos: Amanda Tessman Gonçalves, Emanuel Machado e Renan Meinen – Unisul Tubarão

2º Lugar:
No banco dos réus
Aluno: Pedro Santos – da UFSC

1º Lugar:
Histórias de pescador
Alunas: Layse Resende Cardoso, Sueli Berschinock e Graziela Gislon – Unisul Tubarão

Categoria Rádio - Troféu Rádio Som Maior

3º Lugar:
Albertina Berkenbrock: do martírio à beatificação
Aluna Layse Resende Cardoso – Unisul Tubarão

2º Lugar:
Programa a voz da comunidade
Alunos: Claudemir Pereira Shimitz Junior; Lysiê Santos; Gislaine Fernandes; Robson Girardon – Unisul Tubarão

1º Lugar:
A Ciranda de Joelma
Alunas: Alexandra Blazius e Ariela Martins – Unisul Tubarão

Categoria Televisão - Troféu RBS

3º Lugar:
Game das profissões: Colégio Bom Jesus
Alunos: Alanna Kern de Dutra Cória, Helena Gonçalves e Thais Maranho – Unisul Pedra Branca

2º Lugar:
Surf em Urubici
Aluno: Pedro Augusto Kuhnen; Victor Gnneco; Alan Langdon; Mara Salla – Unisul Pedra Branca

1º Lugar:
Trânsito: fatalidade ou imprudência
Aluno: Jackson da Silva Souza; Filipi Ghedin; Sueli Berschinock – Unisul Tubarão

PRODUÇÃO AUDIOVISUAL

Categoria Ficção - Troféu Idcom

3º Lugar:
Retratos
Alunos do 8º Semestre de Publicidade e Propaganda – Unisul Tubarão

2º Lugar:
De olhos abertos
Alunos da 7ª fase de Publicidade de Propaganda - Unisul Tubarão

1º Lugar:
Sentidos
Aluno: 3ª fase de jornalismo e 3ª fase de publicidade e propaganda – Unoesc Joaçaba

Categoria Documentário – Troféu Ilimitada TV e Cinema

3º Lugar:
Parto Normal: deixando a vida acontecer naturalmente
Aluno: Daiani Chaves – Unisul Tubarão

2º Lugar:
Católicos e Luteranos
Aluno: Pedro Augusto Kuhnen; Luiz Hames; Aline Daniele Oliveira – Unisul Pedra Branca

1º Lugar:
A sociedade sem rosto
Aluno: Denise Mauricio Silva e Ariela Martins – Unisul Tubarão

Categoria Animação - Troféu Tractebel

3º Lugar:
A morte da formiga
Alunos: Gabriela Manique Barreto; Kelen Moraes; Marília Nunes – Unisul Tubarão

2º Lugar:
Snake Game (mentos)
Alunos: Mario Cesar Junior; Aline Rufino; Lucas Damázio; Guilherme Martins; Pedro Prá – Unisul Tubarão

1º Lugar:
A verdadeira fábrica de chocolates
Alunos: Rodrigo Alexandrino, Ivan Alípio; Geovana Martinello e Manuela Lima – Unisul Tubarão

WEB

Categoria Publicidade na Web – Troféu Neurodigital

3º Lugar:
Canvas
Aluno: Bruno Possidonio Oliveira – Unisul Tubarão

2º Lugar:
http://www.queremosnosformar.com.br/
Alunos do 6º semestre de Publicidade e Propaganda – Unisul Tubarão

1º Lugar:
Blog do Revolucionário
Alunos do Centro Acadêmico Livre de Comunicação Social – Furb Blumenau

Categoria Jornalismo na Web – Troféu Engeplus

3º Lugar:
Superar limites é com o Junior!
Aluno: Lucas Lemos Serafim – Unisul Tubarão

2º Lugar:
Meio ambiente e desenvolvimento urbano
Alunos Cristiano Medeiros, Marco Antonio Mendes, Ramires Fernandes, Khaled Salama – Unisul Tubarão

1º Lugar:
PM celebra 174 anos com homenagens e promoções
Aluno: Renan Meinen – Unisul Tubarão


Continue lendo...

Luli Radfahrer: "tem que ensinar psicologia, sociologia, e não coisas que vão sair de uso"

Por Thiago Oliveira


Foto: Angélica Brunatto


A última palestra do 2º Plus – Festival Universitário de Comunicação – foi bastante disputada. Tanto que havia diversos alunos de outros cursos, e também de outras universidades. Todos queriam conferir o que o publicitário e professor de comunicação digital da Universidade de São Paulo (USP) tinha a dizer.

Tanto na coletiva que ele concedeu, quanto na palestra, ele fez questão de afirmar que a publicidade é uma coisa ruim, um incômodo.

“Ninguém compra nada baseado em anúncio. Propaganda é uma árvore morta que ainda não caiu. É uma coisa antiga, e ainda assim, nas escolas de comunicação, insistem em ensinar coisas antigas que em pouco tempo vão ficar, ou já são, obsoletas”, afirmou.

Para Radfahrer, as faculdades não estão preparando alunos para as novas mídias. “Não adianta ensinar técnicas que logo ficarão antigas. Tem que ensinar psicologia, sociologia, e não coisas que vão sair de uso. Prática ele vai aprender na rua. O aluno tem que entender que as disciplinas que ele menos gosta, as menos práticas, são as mais importantes, por que essas não vão mudar”.

Na opinião de Radfahrer a propaganda não interfere em nada na decisão de compra do consumidor.

“Se você quer comprar um carro, você vai pesquisar no Google ou no Orkut, e não no site do carro. A Fiat tem um site lindo, mas que ninguém visita, porque não interessa a ninguém. Mas se esse site ensinasse mecânica ou direção defensiva, as coisas seriam diferentes e todos sairiam ganhando”, disse.

Novas mídias
Quanto às novas mídias, Radfahrer disse que o avanço da comunicação digital deve vir dos celulares e não da Internet.

“Quarenta milhões de pessoas tem acesso a internet no Brasil. Mas para que? Pra entrar no Orkut, no MSN e fazer downloads. A internet para o brasileiro é apenas entretenimento. Já o celular atinge ainda mais pessoas, e é utilizado de maneira mais proveitosa, então as atenções devem estar em cima dele”.

Quando perguntado sobre TV Digital, o publicitário disse que ela só vai ser útil no momento em que o espectador tiver controle total sobre o conteúdo, em outras palavras, quando ele puder ter o YouTube ao alcance do controle da televisão.

Na palestra, Radfahrer afirmou que a velocidade de conexão de internet ficou muito mais importante do que a velocidade de processamento do computador. Para ele, o meio digital é o espaço em que as pessoas podem realizar a sua necessidade de se expressar.

“Falam muito de blogs, mas não são eles que têm valor. O que vale é o ato de blogar, de falar, de gritar, de mostrar que somos pessoas e queremos ser ouvidas. O homem sempre quis isso, mas nem sempre teve o espaço, e é essa a grande importância do meio digital”, completou.

Sobre as tendências, Radfahrer afirmou que elas diminuem as diferenças entre as pessoas, mas deu o aviso:

“Uma nova tendência é como uma onda. Se você quiser pegá-la, tem que ser enquanto ela ainda não se formou, já que o que hoje é novidade, amanhã provavelmente estará velho”.

Continue lendo...

quarta-feira, 24 de junho de 2009

Confira os primeiros premiados do 2º Plus

Por Thiago Oliveira

Nesta terça-feira (23/6) foram anunciados alguns dos premiados do 2º Plus – Festival Universitário de Comunicação.

São eles:

Jornalismo

Categoria Reportagem Impressa – Troféu Diário do Sul

3º Lugar:
Alunos constroem casinha de brinquedo com material reciclado
Aluno: Fabiana Pangrácio – Unisul Tubarão

2º Lugar:
Tubarão crescendo com o Estado
Aluno: Julie Menegaz – Unisul Tubarão

1º Lugar
Crianças respondem o que dariam ao mundo
Aluno: Renam Meinen – Unisul Tubarão

Categoria Fotografia Jornalística – Troféu Site Omeufuturo

3º Lugar:
Doce Vida
Aluno: Lucas Lemos Serafim – Unisul Tubarão

2º Lugar:
Quatis são atração no mirante da serra do Rio do Rastro
Aluno: Lisiane Back - Unisul Tubarão

1º Lugar
Espetáculo da natureza
Aluno: Daiani Chaves - Unisul Tubarão

Projeto Gráfico – Notisul

3º Lugar:
Revista Extreme
Alunos: Renan Meinen e Thiago Oliveira – Unisul Tubarão

2º Lugar:
Revista Brincando e Aprendendo
Alunos: Ioton Anselmo Pereira Neto, Cristian de Bona e Julia Vieira – Unisul Tubarão

1º Lugar
Informativo para bandejas de restaurantes
Aluno: Julie Menegaz, Manuela Prá e João Pedro Alves – Unisul Tubarão

Publicidade e Propaganda

Peça eletrônica – vídeo – Troféu Criativacom

3º Lugar:
VT Institucional Otimismo
Aluno: Monica Cristina Shimitz; Vanessa Balestrim; Jacqueline Zanotto; Karine Barbosa; Michel Bordigon; Luan Rambo; Luciane Hilgert – Unoesc Joaçaba

2º Lugar:
VT Institucional Colégio Dehon 60 anos
Aluno: Guilherme Pereira e Renam Viquetti – Unisul Tubarão

1º Lugar
VT 14ª Semana da comunicação
Aluno: Michel Shimit e Centro Acadêmico de Comunicação Social – Furb Blumenau

Campanha publicitária – Troféu Shopping de Idéias

3º Lugar:
Incentivo a Leitura
Aluno: Daniele de Oliveira Zabot; Lilian Silva; Edivaldo Pereira – Unisul Tubarão

2º Lugar:
Flaboutique
Aluno: Daniele de Oliveira Zabot; Sielen Garcia; Fernando Bez; Michele Ayres – Unisul Tubarão

1º Lugar
Cachaça Canjibrina lançamento
Aluno: Laís Correa Fabre e Igor Pereira – Unisul Tubarão

Categoria Mídia exterior – Troféu UP Comunicação de Marcas

3º Lugar:
Outdoor Conforto elétrico
Aluno: Rafael Nandi Marcelino – Unisul Tubarão

2º Lugar:
BigDoor Parque Jorge Lacerda
Aluno: Marcelo Pacheco – Unisul Tubarão

1º Lugar
Sopa nutritiva Sherek
Aluno: Igor Pereira e Laís Correa Fabre – Unisul Tubarão

PRODUÇÃO AUDIOVISUAL

Experimental – Unisul TV

3º Lugar:
Rock gigante
Aluno: Denise Alexandre Medeiros – Unisul Tubarão

2º Lugar:
Cibercultura
Aluno: Fernanda Keiko Miki da Costa – Unisul Pedra Branca

1º Lugar
Música no ônibus
Aluno: Pedro Kunen – Unisul Pedra Branca

As premiações continuam nesta quarta-feira, após a palestra do publicitário e professor da USP Luli Radfahrer, no Espaço Integrado de Artes.

Foto: Angélica Brunatto

Continue lendo...

No segundo dia do Plus, Sérgio Vilas Boas fala sobre biografias

Por Thiago Oliveira


Foto: Angélica Brunatto

O segundo dia do 2º Plus – Festival Universitário de Comunicação – começou de maneira bem animada, com um desafio de futebol no vídeo game, organizado pela Idcom, um dos parceiros do evento.

A palestra do dia ficou por conta do jornalista, escritor, diretor da Academia Brasileira de Jornalismo Literário e editor executivo do Texto Vivo, Sérgio Vilas Boas.

Com o tema Biografismo: um diálogo entre História, Literatura e Jornalismo, Vilas Boas falou sobre um subgênero do jornalismo literário, a biografia. Para ele, o que leva um escritor a fazer uma biografia é a curiosidade, a vontade de descobrir mais sobre o personagem.

Vilas Boas contou sobre o seu estudo na área. Ele criou interesse pelo assunto ao ver o grande sucesso de biografias como as de Garrincha (escrita por Ruy Castro), Assis Chateaubriand (de Fernando Morais) e do Visconde de Mauá (de Jorge Caldeira), três livros extensos que se tornaram best-sellers, contrariando o mito de que “brasileiro odeia livro grosso”. A partir daí, o jornalista chegou a conclusão de que o gênero biográfico tem grande apelo junto ao público que não está acostumado aos livros de ficção. As biografias chamavam tanto a atenção dos mestres acadêmicos, quanto de pessoas que tinham apenas o ensino fundamental.

Para o palestrante, o gênero biográfico se divide em quatro tipos: biografias autorizadas (quando permitidas por algum familiar ou amigo do biografado, ou por ele mesmo, se vivo), as não-autorizadas (quando o escritor não pede permissão a ninguém), encomendada por alguma instituição (como por exemplo, o instituto Ayrton Senna pedir para alguém escrever sobre a vida do piloto) e por fim, a de ghost-writing, que é a que o personagem pede para alguém, um “escritor fantasma” escrever em seu nome.

Vilas Boas contou que é impossível escrever sobre a vida fielmente. Disse que o livro não é a vida, e sim uma adaptação dela. E comentou ainda que em obras como seriados ou filmes, isso fica ainda mais evidente, já que vários elementos de dramatização são inseridos para completar a história.

Nesta quarta-feira (24/6) a palestra será com o publicitário e professor da USP Luli Radfahrer. A partir das 19h30min no Espaço Integrado de Artes.

Quem quiser acompanhar o evento ao vivo, pode seguir o perfil no twitter.

Continue lendo...

terça-feira, 23 de junho de 2009

Com palestra bem humorada, Antonio Tabet abre o 2º Plus

Por Thiago Oliveira

Foto: Angélica Brunatto



O 2º Plus – Festival Universitário de Comunicação – começou em grande estilo. O publicitário e dono do site Kibe Loco, Antonio Tabet, foi o responsável pela palestra do primeiro dia, que contou com a participação em massa dos estudantes dos cursos de Publicidade e Propaganda e Jornalismo.

Ele falou sobre o site que começou como ferramenta de publicação das brincadeiras que ele fazia com assuntos do cotidiano, e que hoje tem 300 mil acessos diários.

Tabet começou estagiando na Rádio Globo, onde trabalhava com esportes. Quando formado, passou por agências de publicidade e pelo grupo de canais pagos Globosat, onde ele era o responsável por selecionar atrações do exterior para serem transmitidas no GNT e no Multishow. Sem perspectivas de crescimento profissional, saiu e foi trabalhar no marketing de um banco de investimentos. Foi lá, “brincando” no Photoshop, que ele começou a fazer montagens para mandar por e-mail por amigos. Depois, continuou isso com um blog, que é hoje um dos maiores sucessos da internet brasileira.

“O site veio como uma válvula de escape da publicidade. Eu precisava de um lugar para poder soltar a minha criatividade”, disse.

Nos sete anos que o Kibe Loco está no ar, várias postagens fizeram sucesso, mas nenhuma como a do vídeo em que William Bonner imita Clodovil, que teve mais de quatro milhões de acessos em 24 horas.

Com o sucesso do site, Tabet desistiu da publicidade, lugar onde ele diz ter passado a maior parte do tempo jogando vídeo game, e resolveu se mudar para o Nordeste, vivendo apenas do Kibe Loco. Foi quando o convidaram para trabalhar com Luciano Huck na equipe do Caldeirão do Huck. Ele é o roteirista do programa, além de cuidar de outros projetos na Rede Globo.

O nome do site vem da coluna que ele escrevia no jornal da faculdade. O “kibe” é por causa da sua descendência libanesa, e o “loco” porque ele escrevia em “portunhol” (mistura do português com o espanhol).

Na palestra, Tabet falou sobre televisão e internet, e como as duas mídias se completam.

“Se não existisse televisão, eu não teria sobre o que falar no site. E do que falam os programas de fofoca? Do que está na internet! A internet não veio para conflitar com a TV. As duas andam juntas”, afirmou.

Ele também falou sobre o fenômeno que é o Twitter.

“O Twitter é irresistível. Ao mesmo tempo em que ele une todos os defeitos do Orkut e do MSN em um só lugar, ele é a prova do poder das pessoas. É só olhar a lista com os perfis com maior número de seguidores. São todos de pessoas, e não de grandes empresas, ou seja, as pessoas estão mais interessadas em pessoas, e isto é ótimo”.

Humor no Brasil
Tabet falou sobre o humor do Brasil na atualidade. Para ele, não precisa falar palavrão e nem inventar mentiras para fazer sucesso. Ele atribui o sucesso do site à verdade das piadas, e que ao mesmo tempo em que faz as pessoas rirem, passa informação, com o link das notícias contextualizando as piadas.

No final, ele se mostrou a favor do fim da obrigatoriedade do diploma de jornalismo. Ele diz que com isso, quem estuda é que vai ter a oportunidade de se destacar, pois terão mais capacidade do que os que não freqüentaram uma universidade.

Continue lendo...

quinta-feira, 18 de junho de 2009

Kit Plus a disposição na coordenação

O Kit Plus, composto por uma bolsa e uma camiseta, já está a disposição dos interessados. O preço é de custo: R$ 15,00. Quantidade limitada. Para adquirir, procure a coordenação do Curso de Comunicação Social da Unisul de Tubarão.

Continue lendo...

segunda-feira, 15 de junho de 2009

Confira a programação do 2º Plus Festival


A segunda edição do Plus – Festival Universitário de Comunicação –, que será realizada de 22 a 25 de junho, promete promete agitar acadêmicos, professores e profissionais da área. Além da competição com os trabalhos nas diversas categorias, os estudantes contarão com uma diversificada programação com palestrantes de renome nacional.

Confira abaixo, a programação do 2º Plus.

Segunda - 22/06/2009
19h15min - Abertura
19h30min - Mostra dos trabalhos inscritos
20h - Palestra: Experiências na mídia eletrônica e digital
Palestrante: Antonio Tabet - Site Kibe Loco e autor do programa Caldeirão do Huck
21h30min - Premiação do Projeto Interdisciplinar
Local: Espaço Integrado de Artes



Terça – 23/06/2009
19h30min - Mostra dos trabalhos inscritos
20h - Palestra: Biografismo: um diálogo entre História, Literatura e Jornalismo
Palestrante: Sérgio Vilas Boas – Jornalista, escritor e diretor da Academia Brasileira de Jornalismo Literário e editor do Texto Vivo.
21h30min - Premiação (parte 1)
Local: Espaço Integrado de Artes


Quarta – 24/06/2009
19h30min - Mostra dos trabalhos inscritos
20h - Palestra: U-media: convergência, conveniência e identidade digital
Palestrante: Luli Radfahrer - publicitário e professor da USP
21h30min - Premiação (parte 2)
Local: Espaço Integrado de Artes


Quinta – 25/06/2009
19h30min - Mostra dos trabalhos inscritos
20h - Curta que é Bom (apresentação do curta metragem produzido pelos alunos do 6º semestre de publicidade e propaganda)
Local: Auditório do Cettal

Continue lendo...

segunda-feira, 8 de junho de 2009

2º Plus - Festival Universitário de Comunicação

Baixe o regulamento aqui. Baixe a ficha de inscrição aqui.


O 2º Plus - Festival Universitário de Comunicação - já tem data marcada, regulamento definido e ficha de inscrição para baixar. O evento será realizado entre os dias 22 e 25 de junho, no Espaço Integrado de Arte (Bolha), da Unisul de Tubarão.

Alunos matriculados no curso de Comunicação Social da Unisul e de outras universidades nas habilitações de Publicidade e Propaganda e Jornalismo podem inscrever trabalhos e concorrer a um troféu.

As categorias de trabalhos são:
  • Jornalismo, com as subcategorias: Fotografia, Reportagem Impressa, Grande Reportagem Impressa, Rádio, Televisão e Projeto gráfico.
  • Publicidade e Propaganda, com as subcategorias: Peça gráfica, Peça eletrônica – áudio, Peça eletrônica – vídeo, Campanha publicitária, Fotografia publicitária, e Mídia exterior.
  • Produção Audiovisual, com as subcategorias de: Ficção, Documentário, Experimental e Animação.
  • WEB, com as subcategorias: Jornalismo na Web, Publicidade na web.
Parceiros:
  • IDCom
  • Criativacom
  • Deluhe
  • Engeplus
  • Gênova
  • GT.América
  • Hexa
  • NeuroDigital
  • Rádio Som Maior FM
  • RBSTV
  • Shopping de Idéias
  • UnisulTV
  • UP Marcas

Continue lendo...

Encontro de publicitários na Unisul

O curso de Comunicação Social recebeu na hemeroteca na noite de sexta-feira (5/6) proprietários de agências de publicidade de Tubarão.

Representantes de quatro agências da cidade se reuniram para discutir como o curso pode contribuir para tornar o mercado mais profissional, para que os alunos sejam inseridos nele com sucesso.

No encontro, foram discutidos assuntos como a valorização do trabalho das agências de publicidade, o respeito entre elas, a prática de preços cobrado por cada uma de acordo com a tabela do sindicato e a criação de uma associação das agências de Tubarão.

Está planejada uma nova reunião nos próximos meses entre as agências de publicidade e os veículos de comunicação da cidade.

Continue lendo...