segunda-feira, 28 de novembro de 2005

Revista Conceito


A acadêmica Clarissa Peixoto, formanda de Jornalismo, já disponibilizou a versão on-line do meu projeto de jornal. A "Revista Conceito: política, cultura e arte no sul catarinense" pode ser acessada aqui.

Entre no link e conheça a proposta da acadêmica, que será apresentada em banca nesta terça-feira, às 14 horas.

Continue lendo...

quinta-feira, 24 de novembro de 2005

Webdesign e internet

Webdesign e internet foram os temas, na noite desta quinta-feira, do Seminário de Formação Humanística que o Curso de Publicidade e Propaganda promove até a sexta-feira (25). O palestrante foi o ex-acadêmico de PP e agora publicitário formado pela Unisul, Marcos Balsini Garcindo, dono do site Surfarol. Garcindo explicou que internet e relacionamento, cooperação e interatividade.



O evento termina nesta sexta-feira tratando de “Produção Gráfica e Eletrônica”. A convidada é a publicitária Renata Matias Lucio, da Gás Multiagência.

Programação
25/11 Sexta-feira - 19h15min - sala 110H
Produção Gráfica e Eletrônica. Convidada: Renata Matias Lucio, da Gás Multiagência.

Continue lendo...

Artigo publicado: Ética

A acadêmica Paula Tomaz, do curso de Jornalismo da Unisul, encaminhou à Agcom um artigo que desenvolveu a partir de uma aula de Legislação e Ética. O artigo está publicado abaixo e também no jornal O Popular, de Imbituba. Se você escreve artigos ou crônicas, encaminhe-os para nós aqui.

Ética no Jornalismo
Paula Tomaz
Edição e revisão: Agcom

Televisão, rádio, jornal, revista são meios de comunicação que deveriam ser confiáveis, levando-se em conta que um código de ética regula o comportamento destes veículos e dos profissionais de comunicação. Além disso, devia haver nestes meios o dever de não ferir valores morais, sociais e culturais no exercício da profissão.

Lembro de discutir este assunto no primeiro semestre da faculdade de Jornalismo. Por exemplo, sobre a função do jornalista, que é "somente" captar os fatos, interpretá-los e por fim transmiti-los à sociedade, que tem o direito de ter acesso à informação confiável.

Ou seja, o jornalista está vinculado ao compromisso fundamental de buscar a verdade dos fatos. Pode-se dizer, então que jornalismo é o discurso da realidade. Porém, infelizmente, estas coisas não mudam a realidade de alguns jornalistas que mostram não terem de fato aprendido o que é ético.

Este aprendizado começa na faculdade de Jornalismo, com a disciplina Legislação e Ética, responsável por eu ter escrito este artigo, diante de um episódio que me chamou muito a atenção.

Certa vez, durante a aula, o meu professor narrou a seguinte história fictícia:

"No estacionamento da faculdade, um carro, ao ser manobrado, bate em outro, quebrando o retrovisor deste..."

Em seguida, ele pede para que nos coloquemos na situação do motorista que dirigia o carro que bateu e quebrou o retrovisor do outro automóvel. Não havia ninguém por perto, logo, ninguém viu. Depois, o professor pede para respondermos o que faríamos diante desta situação, nos dando duas opções de resposta: "procuraríamos o dono do carro para arcar com o prejuízo ou fugiríamos, já que, ninguém assistiu à batida?"

A maioria respondeu que fugiria. Teve até uma resposta curiosa, que considero interessante citar só para abrir mais uma reflexão. Ela dizia assim, não com as mesmas palavras, mas no mesmo contexto: "se eu estivesse em uma situação financeira boa, ou seja, tivesse condições de pagar, procuraria o cara, mas caso contrário, também fugiria".

O professor agradeceu a sinceridade, mas salientou que a maioria agiria de forma não ética e que se fosse uma questão de prova, a maioria teria dado a resposta errada. Logo após, ele cria mais uma situação:

"Uma determinada jornalista escreve para um determinado jornal sobre política. Ela tem um caso com um político às escondidas e usa o jornal para promovê-lo. O escândalo só é descoberto quando ela esta em um outro jornal, escrevendo também sobre política. Você é o editor-chefe do jornal para o qual a jornalista trabalha agora. O que você faz? A demiti ou não?"

Alguém sugeriu remanejá-la para uma coluna social, por exemplo, que não envolve política. Alguns responderam que não, sob o argumento que todos merecemos uma segunda chance. Mas a maioria respondeu que sim, ainda que depois alguns confessaram que mentiram para acertarem.

E daí levantou-se uma outra discussão sobre ter que mentir para acertar as questões na prova e ser aprovado nesta disciplina. Então não posso ser sincero, tenho que não ser ético para passar? Imaginar o que eu não faria e daí esta é a reposta certa?

Mas mentir e não ser sincero não é ético. Falar a verdade e ser sincero é. Estas questões que para alguns serviam de argumentos para não ser ético, é que alimentavam a discussão. Porém, isso não vai fazer com que as respostas não éticas a respeito dos episódios citados acima passem a ser aceitáveis.

Com aquela discussão, consegui ver a importância da disciplina Legislação e Ética para os alunos do curso de Jornalismo.

Continue lendo...

quarta-feira, 23 de novembro de 2005

Vencendo com a mídia

Thaís Ramos (5º semestre)
No dia 26 de novembro, no auditório da CDL, em Criciúma, das 8 às 12 horas e das 14 às 18 horas, o jornalista gaúcho Tulio Milman vai ensinar aos participantes do Programa Media Training a como se apresentar e estabelecer contato com as mídias.

O Media Training é um treinamento que habilita um profissional a se comportar diante da imprensa; por exemplo, como proceder em entrevistas, fazer abordagens a repórteres e conquistar seu espaço em rádios, jornais e televisão.

O programa de relacionamento com a mídia é direcionado a políticos, empresários e profissionais que estão em contato freqüente com os meios de comunicação. As vagas são limitadas a 25 participantes, que receberão certificado e o livro "Vencendo com a mídia", de Tulio Milman e Heitor Kramer.

Mais informações sobre o Media Training podem ser adquiridas através dos telefones 3437-7267 ou 3437-4335.

Tulio Milman é formado em Jornalismo pela PUCRS e pós-graduado em Marketing pela ESPM e em Recursos Humanos pela Escuela de Administracion de Empresas de Barcelona, Espanha. Foi chefe de redação da RBSTV e âncora da Rádio CBN Porto Alegre. Enviado especial a mais de 15 países como correspondente internacional. Atualmente é comentarista da Rádio Gaúcha, repórter e apresentador da RBSTV e da TVCOM. Co-autor do livro Vença com a Mídia, ministrou mais de 60 cursos e palestras sobre Media Training.

Alguns dos pontos a serem abordados:
Mídia paga e mídia espontânea
Como se preparar para uma entrevista
Treinamento diante das câmeras
Como entender os vários tipos de - jornalistas
Dicas para falar bem em público
Como se vestir em entrevistas
A postura corporal correta
Maquiagem para homens e mulheres
O que fazer em momentos de crise*
Como se comportar em uma entrevista surpresa
Como reagir diante dos erros da imprensa
Como enfrentar perguntas incômodas
Como driblar o nervosismo
O que é notícia
Como ter mais eficiência nos releases
Como transformar uma informação em notícia
Porque algumas notícias são publicadas e outras não
Os pecados capitais do relacionamento com a opinião pública
Como ser uma boa fonteAs diferenças entre os veículos de comunicação

*O módulo de gestão de crise engloba teoria e prática, com exercício vivencial de case. Uma determinada situação é proposta ao grupo, que tem um tempo determinado para reagir e apresentar um comunicado seguido de entrevista coletiva.

Continue lendo...

Seminário debate o profissional de criação

Karen Novochadlo (4º semestre)

"O publicitário deve ser um cronista do dia-a-dia"


O segundo dia do Seminário de Formação Humanística contou com a presença do supervisor e professor do curso de Publicidade e Propaganda em Pedra Branca, Nelson Baibich, para conversar sobre a concepção de idéias para um profissional de criação.

“O profissional de criação deve ser um cronista do dia-a-dia, perceber como as pessoas reagem e agem nas mais diversas situações, além de dominar as técnicas de publicidade”, explicou o palestrante.

Baibich compartilhou com os alunos suas experiências no mercado de trabalho, e fez uma retrospectiva sobre a evolução da publicidade desde a década de 70 até os dias de hoje, ressaltando a importância de se focar no produto e no consumidor.

“Para se buscar uma idéia para a criação, tem de se informação. Todo comunicador social, seja jornalista, relações públicas, tem de ser informado para desempenhar a sua função, o mesmo se diz para o publicitário”, comentou.

O professor atua há 25 anos como publicitário, apesar de ser formado em jornalismo. Mesmo atuando numa atividade diferente de sua graduação, destacou a universidade como formadora de profissionais éticos.

Continue lendo...

Marcelo Póvoas abre Seminário de Formação Humanística

Filipi Ghedin (1º semestre)
Começou na segunda-feira (21) o Seminário de Formação Humanística, uma promoção do Curso de Comunicação Social da Unisul - habilitação Publicidade e Propaganda. O evento foi aberto com uma palestra do professor da disciplina de Planejamento de Campanha, Marcelo Póvoas. Ele falou sobre as estratégias que devem ser aplicadas na publicidade e propaganda, como, por exemplo, evitar erros que possam conduzir à perda de clientes.

Povoas exibiu um vídeo com imagens da primeira edição do reality show O Aprendiz, da emissora Rede Record, apresentado por Roberto Justus. A parte principal mostra uma das provas, em que os participantes tinham que fazer publicidade para uma empresa de táxi-aéreo.

"Aproximei um pouco mais o mercado de trabalho dos acadêmicos. Busquei apresentar um pouco da nova visão de composto de mercadológico para que eles pudessem, ao sair da universidade, ter uma noção do que eles vão enfrentar no mercado de trabalho", disse Póvoas.

"Nesta palestra procuramos apresentar para os acadêmicos todo o processo de planejamento, desde o início, denominado parte de diagnóstico, em que se analisam macro e micro-ambientes de mercado, passando então para a análise swot, análise das fraquezas e oportunidades que a empresa tem. Após isso, discorremos um pouco sobre as estratégias que as pessoas podem utilizar para atingir estes objetivos e finalizamos com a importância das ferramentas de controle que possamos saber qual o resultado que a comunicação está dando para o cliente ou anunciante", explicou o professor.

Para a acadêmica Elaine Framento, a palestra conseguiu abranger o planejamento de marketing. "O professor foi bastante objetivo e acredito que todos tenham entendido. Também foi interessante a questão do lado pessoal, de como nós trabalhamos em uma agência, do que se deve aceitar e como tem que se expor. Não só aceitar o que os outros falam, mas também saber defender o próprio trabalho, saber defender as idéias e dizer porque está certo; afinal, estamos estudando para isso", avaliou a acadêmica da quarta fase de publicidade e propaganda.

A coordenadora de Comunicação Social, Darlete Cardoso, informou que o seminário faz parte da disciplina Formação Humanística, no currículo de Publicidade e Propaganda. "É uma disciplina de dois créditos que os alunos pagam e como ela não tem dia específico para realização, é feita em forma de seminário durante uma semana".

Os temas abordados durante a semana tratam do mercado de trabalho. O seminário está ocorrendo no bloco H da Unisul e se realizará até o dia 25 de novembro. Acadêmicos que se inscreveram nesta disciplina, a presença é obrigatória.

Programação:
23/11 Quarta-feira - 19h15min - sala 110H
Mídia. Convidada: Michelline de Souza, do Núcleo de Marketing da Unisul.
24/11 Quinta-feira - Sala de projeção
Web Design. Convidado: Marcos Balsini Garcindo, do site Surfarol.
25/11 Sexta-feira - 19h15min - sala 110H.
Produção Gráfica e Eletrônica. Convidada: Renata Matias Lucio, da Gás Multiagência.

Continue lendo...

segunda-feira, 21 de novembro de 2005

Manifestação pelo imediato cancelamento da emissão de registros precários

Matéria publicada originalmente no site do Sindicato dos Jornalistas Profissionais de Santa Catarina - SJSC

Nesta segunda-feira, 21 de novembro, o Ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho, estará em Florianópolis. O Sindicato dos Jornalistas convoca todos os colegas para que juntos façamos uma manifestação, a partir das 10 horas, em frente à Delegacia Regional do Trabalho. O objetivo é exigir que o Ministério pare de emitir registros precários e cancele os já concedidos.

No dia 26 de outubro o Tribunal Regional Federal da 3ª Região (São Paulo) reconheceu, por unanimidade, que é necessário a apresentação de diploma comprovando formação em Jornalismo para a emissão do Registro. Mas o Ministério do Trabalho, alegando aguardar a publicação do Acórdão no Diário Oficial, ainda continua emitindo Registros para cidadãos não-diplomados.

O presidente do SJSC, Rubens Lunge, fará parte da comitiva de sindicalistas - somente três, conforme solicitado pelo próprio MTb - que conversará com o Ministro, junto a empresários e autoridades, a partir das 11 horas. Na ocasião Lunge entregará a Marinho documento solicitando a suspensão da emissão dos registros precários em todo o País, assim como a fiscalização do Ministério com vistas à cassação de todos os registros precários existentes. O SJSC também levará ao ministro documento em que solicita rígida fiscalização para o exercício irregular da profissão de jornalista e para os estágios ilegais.

Todos à DRT/SC nesta segunda-feira.

O quê: Manifestação pelo fim da emissão de Registros Precários
Onde: em frente à Delegacia Regional do Trabalho (R. Victor Meirelles, 198 - Centro -Florianópolis)
Quando: 21 de novembro (segunda-feira), a partir das 10 horas

Continue lendo...

sexta-feira, 18 de novembro de 2005

Seminário humanístico para alunos de PP

Fernando Silveira (4º semestre)
O Curso de Publicidade e Propaganda promove de 21 a 25 de novembro o Seminário de Formação Humanística. O evento, que envolve os acadêmicos de todos os semestres, ocorrerá nas salas de aula do Cettalzinho (bloco H), a partir das 19h15min. Para os alunos matriculados na disciplina Seminário de Formação Humanística a presença é obrigatória.

“Buscamos formar um aluno focado no mercado de trabalho. É uma excelente oportunidade para os acadêmicos se atualizarem e aprofundarem nas áreas incluídas dentro deste seminário”, avalia a supervisora de Publicidade e Propaganda, Teresinha Silveira.

Programação
21/11 Segunda-feira - 19h15min - sala 110H
Planejamento e Marketing. Convidado: Marcelo Póvoas, da Berimbau Inteligência em Comunicação.
22/11 Terça-feira - 19h15min - sala 110H
Criação. Convidado: Nelson Baibich, do Curso de Publicidade e Propaganda da Unisul - Pedra Branca.
23/11 Quarta-feira - 19h15min - sala 110H
Mídia. Convidada: Michelline de Souza, do Núcleo de Marketing da Unisul.
24/11 Quinta-feira - Sala de projeção
Web Design. Convidado: Marcos Balsini Garcindo, do site Surfarol
25/11 Sexta-feira - 19h15min - sala 110H
Produção Gráfica e Eletrônica. Convidada: Renata Matias Lucio, da Gás Multiagência.

Continue lendo...

sexta-feira, 11 de novembro de 2005

Encontro nacional de pesquisadores em Jornalismo

Acadêmicos de todo o Brasil e do exterior estarão reunidos no III Encontro Nacional dos Pesquisadores em Jornalismo, que acontece de 27 a 29 de novembro, em Florianópolis - SC. Serão apresentados 129 trabalhos, divididos em comunicações coordenadas e comunicações individuais, e realizadas conferências e debates sobre a pesquisa em Jornalismo. As inscrições podem ser feitas no website do evento www.congresso.sbpjor.ufsc.br até o dia 15. O site tem a programação completa e os resumos dos trabalhos.

Conferência com:
Prof. Dr. Javier Diaz Noci, Universidad del Pais Vasco – Espanha
Prof. Dr. Thomas Hanitzsch - Universidade Ilmenau - Alemanha
Prof. Dr. Nelson Traquina, Universidade Nova de Lisboa - Portugal
Debates sobre:
Critérios de Avaliação de Periódicos Científicos da Área
A formação de redes de pesquisa em jornalismo
Apresentação de:
129 trabalhos divididos em Comunicações Coordenadas e Comunicações Individuais

Leia aqui a programação completa.

Continue lendo...

segunda-feira, 7 de novembro de 2005

Site conta histórias das rádios do Sul em áudio

Com a idéia de registrar a história das emissoras de rádio da região Sul, o professor do curso de Jornalismo da Unisul, Campus Tubarão, Rafael Matos organizou um site que apresenta o conteúdo em forma de áudio. Os acadêmicos foram os responsáveis pela produção das reportagens.

Com a chegada da Internet e com ela também as notícias em tempo real, muitos pensavam que o rádio fosse acabar. Mas, essa função de estar em toda parte, que cada vez mais caracteriza a internet, é natural no rádio.

As produções de áudio não mais se limitam as emissoras de rádio. Hoje, com a internet, se pode utilizar de todas as mídias como som, imagem e texto e materializar um conteúdo que ficará exposto por tempo indeterminado ao alcance de todos. Isso é a era digital.

Com a idéia de transmitir esse novo mundo aos futuros jornalistas, o professor da disciplina de Radiojornalismo 1 da Unisul, Campus Tubarão, Rafael Matos, organizou um site que contará em áudio a história das emissoras de rádio da região Sul. Todo o conteúdo foi produzido por acadêmicos do segundo semestre do curso de Jornalismo e está publicado dentro da Web Rádio Unisul.

Segundo a acadêmica Helena Schmid a idéia é muito interessante e um diferencial para o curso.

- O professor está nos inserindo em uma nova vertente da comunicação. As tecnologias inovam e nós caminhamos juntos com ela. Conhecer novos instrumentos é muito importante para o futuro profissional - destaca Helena.

- O trabalho foi iniciado no primeiro semestre de 2005. A cada nova turma outras pautas serão propostas e novas reportagens serão feitas, para assim, manter o site sempre atualizado e em desenvolvimento - diz Matos.

Ao todo já estão publicadas 14 reportagens que contam histórias de emissoras de rádio de sete municípios: Armazém, Braço do Norte, Laguna, Treze de Maio, Tubarão, Turvo e Urussanga.

Para conhecer o conteúdo acesse http://radio.unisul.br/radiojornalismo1/.

Continue lendo...

sexta-feira, 4 de novembro de 2005

Uergs oferece vagas de emprego para comunicação

A Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (Uergs) está com inscrições abertas para concurso público, no qual três vagas são para Assessor de Comunicação em Jornalismo, Publicidade e Relações Públicas. O salário é de R$ 1.556,00 para carga horária de 40 horas semanais. As inscrições custam R$ 80,00 e deverão ser feitas até o dia 9 de novembro pelo site www.fundatec.com.br. A Fundação Universidade – Empresa de Tecnologia e Ciências (Fundatec) será responsável pela coordenação técnica e administrativa do concurso e estará disponibilizando computadores para inscrições na Rua Professor Cristiano Fischer, 2012, em Porto Alegre. A data provável das provas será 3 ou 4 de dezembro, com locais a serem divulgados oito dias antes.

Continue lendo...

Crônicas

O Mural.com abriu um espaço para estimular os alunos e ex-alunos a escrever crônicas, contos e até romances. Se você acredita no seu potencial e gostaria de dividir idéias literárias com os demais alunos, envie-nos sua peça para publicação aqui.

Para iniciar este espaço, estamos publicando a crônica do jornalista César Colombo, ex-aluno do nosso curso.

Armas, queijo e manteiga
César Pereira

Não gosto de armas. Também não gosto de queijo e muito menos de manteiga. Para falar a verdade eu tenho mais receio de um pote de manteiga do que de uma pistola automática. Como são poucas as pessoas que não gostam de manteiga, não caberia um referendo popular sobre a proibição da fabricação e comercialização deste famigerado e mal cheiroso derivado do leite. Os defensores da manteiga podem até tentar me convencer das propriedades nutricionais da dita cuja, mas para mim ela é intragável e ponto final.

Já com o queijo, não sou tão drástico a ponto de pedir um referendo público sobre a sua proibição. Apesar de não engolir a menor das fatias de queijo, até tolero-o numa pizza, desde que seja o mussarela e com bastante, mas bastante orégano para disfarçar seu gosto horrível.

Quanto às armas, elas não cheiram tão mal e nem tem um gosto tão ruim, apesar de nunca ter mastigado um revólver com doce de abóbora no café da manhã. O problema, segundo os especialistas, são as balas; elas podem fazer mal para os dentes e para o coração. Para os dentes se o tiro for em direção à boca; para o coração se o tiro for na altura do peito, mais para o lado esquerdo.

E ainda tem o problema das balas perdidas, que geralmente afetam o cérebro e a coluna vertebral. Muita gente acaba morrendo por causa delas. Por outro lado, poucas são as notícias de mortes provocadas por ingestão de queijo ou manteiga, salvo os casos de envenenamento ou contaminação.

Tanta gente morrendo por conta das balas suscitou o referendo sobre a proibição da fabricação e comércio de armas de fogo no Brasil. Se me perguntarem se sou a favor ou contra tal proibição, eu digo sem pestanejar: sou contra as duas coisas. Acho que primeiro, deveríamos votar contra a fome e a miséria, contra a concentração da riqueza, contra a corrupção, contra a fabricação e venda de carros que ultrapassassem os 40 quilômetros por hora (quantas vidas seriam poupadas?), contra as novelas, contra o desmatamento, contra o analfabetismo, contra a falta de cultura e contra a falta de saúde.

Não seria mais econômico proibir ou liberar a fabricação e comércio de armas de fogo por uma lei aprovada no congresso nacional. Talvez isso seja coisa importante de mais para ser decidido apenas pelos deputados e senadores. Talvez os nossos honrados representantes políticos só têm autonomia para decidir sobre a proibição de coisas menos importantes, como a fabricação e o comércio de queijo e manteiga.

Continue lendo...

quinta-feira, 3 de novembro de 2005

Abertas as inscrições para o Prêmio Fiesc de Jornalismo

Profissionais e acadêmicos de todo país podem participar do Prêmio da Federação das Industriais do Estado de Santa Catarina (Fiesc).

Artur Zingano Jr. (4º semestre)
Estão abertas até o dia 16 de novembro as inscrições para o Prêmio Fiesc de Jornalismo, que tem uma categoria voltada aos acadêmicos. O prêmio foi criado para reconhecer o trabalho dos profissionais e empresas de comunicação social à pesquisa, divulgação de dados e reportagens enfocando a economia industrial catarinense e a contribuição do setor produtivo ao desenvolvimento do País. Serão aceitos os trabalhos publicados entre 1º de novembro de 2004 e 31 de outubro deste ano nas categorias mídia impressa, mídia eletrônica, mídia regional e acadêmicos — menção honrosa. Faça a inscrição pela internet: www.fiescnet.com.br/premio

Continue lendo...

Curso de oratória

Tayse Cardoso (8º semestre)
“Falar bem é uma arte nobre e você pode” é o nome do curso de dicção que é oferecido pelo radialista e consultor de empresas Leandro Sawchuck a estudantes de comunicação, empresários e trabalhadores da área da comunicação social. O curso, realizado no hotel San Silvestre nos dias 5 e 6 de novembro, tem como objetivo melhorar a pronúncia de algumas palavras e perder o medo de falar em público. Serão 15 horas/aula com certificado ao aluno. De acordo com Sawchuck, serão feitas técnicas de como falar, como convencer platéias, de oratória, postura e expressão corporal. O investimento é de R$ 190,00 em duas parcelas. Telefone para contato (0xx) 48 9922 0448.

Continue lendo...